Início Saúde CAPA realiza oficinas sobre alimentação saudável na EFASOL

CAPA realiza oficinas sobre alimentação saudável na EFASOL

O CAPA (Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia) realizou nos meses de junho e julho oficinas de alimentação saudável para as 2 turmas do 1º ano da EFASOL (Escola Família Agrícola de Vale do Sol). Ambos são parceiros desde o diálogo em torno da criação da escola em 2013 e a partir disso vem se fortalecendo com várias iniciativas conjuntas. Através do agrônomo Luiz Rogério Boemeke, o CAPA também faz parte do conselho da AEFASOL – Associação Escola Família Agrícola de Vale do Sol.
As oficinas foram ministradas pela nutricionista e coordenadora do CAPA Santa Cruz, Melissa Lenz, que falou sobre o CAPA, sobre a importância da agroecologia e da importância da COMIDA BOA na MESA para todas as pessoas. Expôs a importância do resgate de saberes e sabores e de valorizar a biodiversidade e as sementes crioulas. Explicou sobre o trigo sarraceno ou trigo morisco, que é uma semente crioula de trigo e que não contém glúten e por fim distribuiu sementes do trigo morisco para os jovens plantarem.
As oficinas foram realizadas coletivamente com os jovens e eles aprenderam diversas receitas como bolo de aveia e banana, bolacha salgada de ervas, torta de aipim, creme energético, entre muitas outras. O projeto aconteceu em parceria com a monitora e professora da área de ciências agrárias da Efasol, Cláudia M. da Rosa Gonçalves.
Cada vez mais a alimentação saudável é um assunto discutido na escola, junto com a valorização da agricultura local. “Poder partilhar saberes com o CAPA, para nós da EFASOL, é de grande valia. Uma alimentação saudável deve estar presente na vida de todos e todas. Na escola prezamos por uma alimentação adequada e equilibrada, valorizando as produções locais e resgatando o modo de produzir e processar alimentos das famílias e estudantes da escola”, como relatou Cláudia.
Nesse semestre vão ocorrer mais oficinas, dessa vez para os alunos do 2° e 3° da EFASOL. Ao final, Melissa concluiu: “Enquanto CAPA, espero que essa parceria se fortaleça cada vez mais, pois a escola, através da pedagogia de alternância que reúne teoria e prática leva aos jovens uma metodologia diferenciada e que possibilita a eles o conhecimento sobre agroecologia, cooperativismo e organização comunitária”.