Início Saúde Recadastramento começa a todo vapor

Recadastramento começa a todo vapor

Serviço funcionará até 28 de feveireiro, na Bierhaus no Parque da Oktoberfest

Viviane Scherer Fetzer
[email protected]

Teve início nesta segunda-feira, 4 de fevereiro, o recadastramento do Cartão SUS em Santa Cruz do Sul. 8 mil usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) precisam fazer esse recadastramento. A relação dos nomes está disponível no site da Prefeitura (www.santacruz.rs.gov.br), em murais na Central de Regulação, Farmácia Municipal e em todas as unidades de saúde. A atualização está sendo feita na Bierhaus, no Parque da Oktoberfest, em dias agendados por ordem alfabética. Ao todo serão 10 guichês realizando o atendimento, com uma equipe preparada para realizar a ação, um espaço para as crianças, cadeiras e ventilação. O serviço funcionará das 8h às 14h, mas é preciso chegar até às 13h30min para a retirada de senha. Já no sábado, o horário é das 8h às 12h e a retirada de senha será efetuada até as 11h30min. Enquanto durar o recadastramento, ou seja, até o dia 28 de fevereiro, todos os demais procedimentos relativos ao Cartão SUS também serão efetuados na Bierhaus e não mais na Central de Regulação.
Na avaliação do secretário municipal de Saúde, Régis de Oliveira Junior, o primeiro dia foi tranquilo. “Tivemos cerca de 250 cartões atualizados, temos uma expectativa de atender cerca de 330 pessoas por dia e estamos felizes que a população tenha atendido nosso chamado para recadastrar o Cartão SUS”, ressaltou o secretário. Ele pediu para que quem não está nesta primeira lista aguarde a publicação das próximas fases para que se faça a atualização e esclareceu que durante esse período de recadastramento não estarão sendo realizados outros pedidos de Cartão SUS. 
A internet ganhou reforço e o tempo estimado para o recadastramento é de 3 a 10 minutos por usuário. Idosos, pessoas com deficiência e gestantes terão direito a atendimento prioritário. Também será disponibilizada uma intérprete de Libras para o caso de pessoas com surdez ou deficiência auditiva. 
Cabe lembrar que o recadastramento é obrigatório para se ter acesso a procedimentos eletivos. Consultas, cirurgias, exames e outros procedimentos somente serão agendados mediante apresentação do cartão atualizado.
No dia do recadastramento, o usuário voltará para casa com o número do cartão impresso, mas o documento propriamente dito será entregue na Central de Regulação, em 60 dias. Dúvidas com relação ao recadastramento podem ser sanadas pelo telefone 0800 510 7588, da Ouvidoria da Saúde, e também pelo número do Whatsapp, o 51 9.8443-0312.
Uma questão fundamental a ser observada é com relação à documentação necessária. Na falta de um ou mais documentos exigidos, o recadastramento não será efetuado. Também é preciso ter em mente que fornecer informações falsas configura crime e que casos comprovados de fraude serão encaminhados para o Ministério Público (MP).
O secretário municipal de Saúde, Régis de Oliveira Júnior, pede que a população fique atenta aos dias e horários do recadastramento. “É muito importante que os usuários que estejam com o nome na lista compareçam para fazer a atualização do Cartão SUS. Esse é o documento que garante acesso aos procedimentos eletivos. Além disso, com esse recadastramento poderemos combater fraudes e assegurar um atendimento com mais qualidade para os nossos munícipes”, disse.

Documentos necessários 

* Cartão SUS para atualização;
* Para comprovação de residência, qualquer um dos seguintes documentos atualizados: conta de água, luz, internet fixa, telefone fixo, TV a cabo, IPTU, contrato de locação, seguro imobiliário com emissão de, no máximo, dois meses anteriores ao recadastramento;
* Documento de identificação com foto (carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira de habilitação, passaporte);
* CPF;
*Certidão de casamento ou união estável, caso o comprovante de residência esteja em nome do cônjuge

Em caso de menores de idade:

* Certidão de nascimento e CPF;
*Atestado de matrícula escolar para o estudante e responsáveis legais (pai, mãe ou quem possuir a guarda legal) para o caso de não possuírem comprovante em seu nome.

Cronograma para recadastramento Cartão SUS

DATA                        LETRAS
04/02                        A
05/02                        A
06/02                        B + C
07/02                        B + C
08/02                        D
09/02 – SÁBADO      Todos que não conseguiram na semana (A, B, C e D)
11/02                        E
12/02                        F + G
13/02                        H + I
14/02                        J + K
15/02                        J + K
16/02 – SÁBADO     Todos que não conseguiram na semana (E, F, G, H, I, J e K)
18/02                        L
19/02                       M
20/02                       M
21/02                       N + O + P
22/02                       Q + R
23/02 – SÁBADO     Todos que não conseguiram na semana (L, M, N, O, P, Q e R)

25/02 –                     S + T
26/02 –                     U + V + W + X + Y +Z

27/02 –                     REMANESCENTES TODOS
28/02 –                     REMANESCENTES TODOS