Início Saúde Santa Cruz já registra 14 casos de leptospirose

Santa Cruz já registra 14 casos de leptospirose

Rosibel Fagundes
[email protected]

Um novo balanço divulgado na última sexta-feira, 8, pela Secretaria  Municipal de Saúde de Santa Cruz alerta sobre o aumento de casos de leptospirose registrados no município. De janeiro até o momento, foram registrados 31 casos de suspeita da doença, destes 14 foram diagnosticados como positivos. E pelo menos oito dos contaminados são adolescentes com idades entre 12 e 16 anos, que teriam contraído a doença após banhar-se em um açude, no bairro Monte Verde. 
De acordo com o secretário da pasta, Régis de Oliveira Junior outros três casos ainda aguardam o resultado de análise. A principal suspeita ocorreu depois que um grupo de adolescentes teria invadido a propriedade particular para tomar banho em um açude. “Tivemos a informação que cerca de 20 jovens tiveram contato com o açude que fica no bairro Monte Verde. Eles passaram a apresentar sintomas da doença e muito deles chegaram a ser internados no Hospital Santa Cruz. Um deles chegou a se transferido para a UTI. A partir daí, solicitamos uma análise e coleta da água e os moradores do bairro foram alertados sobre possíveis focos da doença”. De acordo com o secretário um laboratório de Lajeado foi responsável por realizar três coletas de água no açude e também em um lago próximo à praça do bairro. Embora a análise não tenha constatado a presença de bactérias leptospiras na água, a secretaria monitora a situação na área. “A bactéria pode ter sido diluída ou levada pela água da chuva. Não temos como afirmar 100% que estes adolescentes foram de fato contaminados neste açude. Mas, é preciso que a população tome mais cuidados e mantenha os terrenos limpos para evitar o aumento dos casos da doença”, finalizou o secretário.

Sintomas 
Os sintomas mais frequentes são semelhantes com a gripe e a dengue. É importante ficar atento à febre acima de 38°C. Dor de cabeça, dores pelo corpo, e principalmente nas panturrilhas, costas e abdômen. Também podem ocorrer vômitos, diarreia e tosse.