Início Saúde Incentivo à residência médica em saúde da família é proposto

Incentivo à residência médica em saúde da família é proposto

Manter os profissionais médicos vinculados à rede pública de saúde é um desafio dos gestores em todas as esferas de governo, especialmente nos estados e municípios. Diante da necessidade de enfrentar esse dilema e assegurar um tratamento mais humanizado à população, a Prefeitura de Santa Cruz do Sul, através da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), vai conceder bolsas de incentivo complementar de estudo e pesquisa aos residentes médicos em Saúde da Família.
O projeto de lei foi encaminhado nessa quarta-feira, 17, para o Conselho Municipal de Saúde (CMS). A reunião de votação será realizada na segunda-feira, às 18 horas. Uma vez aprovado, já na quarta-feira o texto será remetido para apreciação dos vereadores. Ainda nesta manhã o prefeito Telmo Kirst e o secretário municipal de Saúde, Régis de Oliveira Júnior estiveram reunidos discutindo detalhes acerca do projeto. “É uma forma de mantermos as equipes de saúde completas e assim garantirmos um melhor atendimento à população”, avaliou o chefe do Executivo.
Pela proposta, como explica o secretário Régis, a prefeitura concederá um auxílio de R$ 2 mil, por um período de dois anos, além dos valores já pagos pelo Ministério da Saúde para residentes em Medicina de Família e Comunidade dos programas da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc). A ideia é estimular jovens médicos a optarem por esta especialidade depois da graduação e assim formar mão de obra qualificada para atuar nas Estratégias de Saúde da Família (ESF).