
Rosibel Fagundes
[email protected]
Uma megaoperação de combate à dengue em Santa Cruz do Sul realizada no sábado, 18, resultou na inspeção de 7.463 residências e de 398 terrenos baldios localizados nos bairros Santo Inácio e Universitário. As ações realizadas pela Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul e lideradas pela Defesa Civil do município contaram com a participação de 261 pessoas, que foram divididas em 65 equipes.
Durante todo o dia, agentes comunitários de saúde e de endemias, agentes da Defesa Civil, fiscais da Ucefex, servidores da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), integrantes do 7º Batalhão de Infataria Blindado (7ºBIB) e voluntários da comunidade removeram materiais inservíveis, eliminaram os focos do Aedes aegypti e orientaram os moradores para que limpassem seus terrenos e quintais. Uma varredura também foi realizada no Cemitério Municipal.
No total foram retirados 18 caminhões de lixo e entulhos, e feita a limpeza de 15 terrenos baldios. De acordo com o coordenador da Defesa Civil, tenente José Joaquim Dias Barbosa, a Operação foi positiva. “Considerando o grande número de residências vistoriadas e a quantidade de entulho recolhido nos terrenos baldios, podemos avaliar como positiva esta Operação. Nosso principal objetivo é orientar a população com medidas preventivas para que evitem o acúmulo de água em vasos de plantas, em pneus, garrafas e outros utensílios. Também prestem atenção nos ralos, e façam a limpeza das calhas, e principalmente redobrem o cuidado com as piscinas e aquários, que devem ser mantidos sempre limpos.”
Ainda conforme Barbosa, a colaboração da comunidade é importante para o andamento das ações. “Os moradores devem abrir passagem para os envolvidos no mutirão de combate a dengue. Todos eles estão bem caracterizados, com uniformes e crachás. Essa é uma ação preventiva que visa eliminar o foco do mosquito. E só conseguiremos diminuir os casos da doença através da prevenção. No primeiro dia de operação não registramos nenhum caso de resistência por parte dos moradores, assim como também não realizamos nenhum acesso forçado, que acontece quando os profissionais são impedidos de entrar em determinada propriedade. Tivemos apenas 20 imóveis não habitados ou terrenos baldios que tiveram de ser abertos devido à falta do proprietário no local. Nestes casos, foi deixada uma notificação ao dono”, afirmou o coordenador da Defesa Civil, tenente José Joaquim Dias Barbosa.
No próximo sábado, 25, acontece a segunda etapa da megaoperação de combate ao Aedes aegypti. Desta vez, os bairros a serem vistoriados serão o Arroio Grande e o Santo Antônio. As inspeções acontecem entre 8 e 17 horas. A escolha pelos bairros Arroio Grande, Santo Antônio, Santo Inácio e Universitário ocorreu após a confirmação de alguns casos da doença. O último boletim apresentado pela Secretaria Municipal de Saúde de Santa Cruz na quinta-feira, 16 revelou que das 12 notificações, quatro foram confirmadas, três descartadas, e cinco análises foram encaminhadas ao Laboratório Central do Estado (Lacen). O resultado deve chegar nos próximos dias.














