
Sara Rohde
[email protected]
Uma preocupação vem tomando conta da população santa-cruzense nos últimos dias. É o mosquito da dengue, que deixa o município em alerta, devido às confirmações da doença. Ações estão sendo realizadas para combater o foco do Aedes aegypti, e um alerta para não deixar água parada em locais propícios para proliferação das larvas está sendo emitido.
No mês passado ocorreu a operação força-tarefa de combate a dengue nos bairros Santo Inácio e Universitário, onde cerca de 400 agentes de saúde estiveram participando das ações. Os próximos seriam Arroio Grande e São João, mas, devido a falta de inseticida disponibilizado pelo Estado e utilizado como pulverizador, já que outras cidades gaúchas também estão acometidas pela doença, outra medida será tomada, informou a Secretaria de Saúde de Santa Cruz do Sul.
Na última sexta-feira, 31, o secretário de Saúde, Régis de Oliveira Júnior, concedeu uma coletiva de imprensa com o objetivo de orientar a população sobre o cuidado redobrado nas residências para que mais casos de dengue não apareçam no município. “De nada adianta o poder público fazer o seu papel se a população não colaborar. Contamos com o empenho de todos para que não deixem recipientes com água parada e mantenham os pátios limpos, além de utilizar repelente para se proteger”, explicou.
Desde então 13 casos da doença foram confirmados e 30 aguardam resultados de exames, são moradores dos bairros Linha Santa Cruz, Independência, Aliança, Universitário, Arroio Grande, Santo Inácio, Avenida, Goiás, Centro, Santuário, Faxinal Menino Deus, São João e Esmeralda.
Segundo a Secretaria de Saúde, a próxima medida a ser tomada é a aquisição de 1.330 repelentes que serão distribuídos em escolas municipais e estaduais. Para que as instituições apliquem os produtos nas crianças e adolescentes, deverá haver autorização dos pais ou responsáveis. As escolas que receberão os produtos são de áreas onde houve contaminação, como as escolas municipais Leonel Brizola, Santuário e Luiz Schroeder, Emeis Pingo de Gente, Pequeninos do Faxinal e Mundo Mágico, e as escolas estaduais Petituba, Luiz Dourado e José Wilke. Um total de 3.042 alunos terão acesso ao repelente.
Nesta terça-feira, 4, uma avaliação para estudar a situação será realizada em Santa Cruz em conjunto com equipes da Secretaria de Saúde do Estado.
Levantamento Municipal da Dengue
Notificações: 55
Suspeitos: 30
Descartados: 12
Confirmados: 13
Autóctones: 12
Importados: 1
Bairros com suspeitas e confirmações da doença
Linha Santa Cruz: 1 suspeito
Independência: 1 suspeito
Aliança: 1 Suspeito
Universitário: 4 suspeitos e 2 confirmados
Arroio Grande: 3 suspeitos e 2 confirmados
Santo Inácio: 6 suspeitos e 6 confirmados
Avenida: 1 suspeito
Goiás: 1 suspeito
Centro: 5 suspeitos e 2 confirmados
Santuário: 2 suspeitos
Faxinal Menino Deus: 1 suspeito
São João: 1 suspeito
Esmeralda: 2 suspeitos
Higienópolis: 1 confirmado
Rio Pardo – notificado em SCS: 1 suspeito














