Início Saúde Alto Paredão reivindica melhorias

Alto Paredão reivindica melhorias

Posto de saúde de Paredão atende moradores da região

Grasiel Grasel
[email protected]

O atendimento médico não tem sido satisfatório para os moradores de Alto Paredão, 12º distrito do município. A reclamação é sobre falta de um médico fixo no posto de saúde e atendimento apenas uma vez na semana, o que segundo representantes locais não é o suficiente para a população estimada em mais de 1,8 mil habitantes. Entidades representativas já estão em negociação com o poder executivo para resolver a situação.
Os mais afetados são idosos e gestantes, que acabam não tendo um acompanhamento médico adequado, pois cada profissional os atende de uma forma e recomenda medicações diferentes, confundindo especialmente os mais velhos. “O distrito todo fica desprotegido não tendo médico todos os dias”, reclama Linos Wermuth, presidente da Associação Pró-Desenvolvimento de Alto Paredão (APRODAP), e acrescenta que por vezes moradores precisam se deslocar até o município vizinho, Boqueirão do Leão, e pagar por uma consulta particular já que não conseguem atendimento no dia.
O Secretário da Saúde, Régis de Oliveira Junior, explica que o problema vem de uma falta geral de profissionais no Programa Mais Médicos, pois o município conta atualmente com quatro médicos a menos no programa, um deles sendo o que atendia Alto Paredão, que pediu demissão. “Para não deixar a região sem atendimento estamos trabalhando mediante escala médica, com profissional contratado pelo município, porque tem muitos bairros sem médico e não há perspectiva por parte do governo federal para normalizar este atendimento”, explica.
De acordo com Linos, o profissional do Programa Mais Médicos que atendia a região reclamava dos custos que envolvem se deslocar até o distrito, tendo que enfrentar quase 30Km de estradas sem pavimentação. “Ele disse que, se tem o mesmo salário trabalhando na cidade, pra quê vai se deslocar até Paredão?”, conta Linos.
Para sanar o problema, o poder executivo encaminhou um projeto de lei para a Câmara de Vereadores propondo pagar um vale transporte no valor de R$600 ao médico que se dedicar a atender a região. “É uma tentativa do município de atrair um profissional do Programa Mais Médicos para trabalhar de segunda a sexta-feira lá”, comenta o secretário Régis. O projeto entrou em pauta na sessão desta segunda-feira, 8.
Para tratar do projeto de lei e da frequência de um profissional de saúde do quadro do município, uma reunião irá acontecer na Secretaria da Saúde na manhã desta terça, 9 de julho às 10h. Entidades representativas e moradores de Paredão estão convidados a participar.