Início Saúde 1º Fórum acontece neste sábado

1º Fórum acontece neste sábado

Psoríase é uma doença inflamatória crônica da pele, sistêmica, de base genética, não contagiosa

Neste sábado, 12, Santa Cruz do Sul sediará o “1º Fórum sobre Tratamento de Psoríase”, no Charrua Hotel, das 14h às 18h, com entrada gratuita mediante inscrição prévia e doação de 1kg de ração para animais. O evento é uma iniciativa da Dra. Jaquelini Barboza, dermatologista especialista em psoríase e da Psoríase Brasil, Associação Nacional de Pacientes com Psoríase, Artrite Psoriásica e outras Doenças Crônicas de Pele. Com o apoio da Associação, a Dra. Jaquelini Barboza organizou uma jornada para tratar de temas complexos desde os novos tratamentos até o acesso aos medicamentos, alimentação, fatores psicológicos e direitos dos pacientes. A psoríase é uma doença crônica, autoimune que atinge cerca de 125 milhões de pessoas, sendo estimada a sua incidência entre 2% a 3% da população mundial.
O “1º Fórum sobre Tratamento de Psoríase” faz parte dos eventos orquestrados pela Psoríase Brasil no mês em que se celebra o Dia Mundial da Psoríase, determinado em 2014 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a ser lembrado mundialmente no dia 29 de outubro. Este ano a Associação está organizando mais de dez eventos no Brasil pelo Dia Mundial da Psoríase e traz ao debate público a nova conquista aos pacientes, a aprovação pelo Ministério da Saúde de quatro medicamentos biológicos (adalimumabe, secuquinumabe, ustequinumabe e etanercepte) para psoríase moderada à grave que não respondem às terapias convencionais.
A aprovação do novo tratamento foi publicada no dia 06 de setembro de 2019, como Portaria Conjunta nº 10, que deverá regular toda a rede conveniada do Sistema Único de Saúde – http://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-conjunta-n-10-de-6-de-setembro-de-2019-215565462 -. Entretanto, os medicamentos ainda não estão disponíveis. As terapias biológicas são fármacos produzidos a partir de organismos vivos que, ao serem utilizadas, miram diretamente nas moléculas inflamatórias que disparam a enfermidade.  Depois de cerca de dez anos buscando a atualização do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) da doença, a Psoríase Brasil e a Sociedade Brasileira de Dermatologia comemoram o avanço de inclusão dos biológicos no tratamento à psoríase e este será um dos temas abordados pela Dra. Jaquelini Barboza e demais participantes do 1º Fórum de Psoríase de Santa Cruz do Sul.

Programação 1º Fórum Sobre o Tratamento da Psoríase – Santa Cruz do Sul (RS)

– Palestrante: Dermatologista Dra. Jaquelini Barboza
Tema: “Psoríase e os novos tratamentos disponíveis pelo SUS
– Palestrante: Reumatologista Dr. Eduardo Pochmann
Tema: “Psoríase e Reumatismo”
– Palestrante: Psiquiatra Dra. Camila Chaves
Tema: “Depressão e ansiedade” 
– Palestrante: Nutricionista Amna Muhamad A.R Muhd I.Hamid
Tema: “Psoríase e a alimentação” 
– Defensoria Pública de Santa Cruz do Sul
Tema: “Garantia e a efetiva prestação do acesso ao direito à saúde”
Entrada: 1 kg de ração
Inscrições: [email protected] e Whatsapp 51-30531012

Sobre a Psoríase

A psoríase é uma doença inflamatória crônica da pele, sistêmica, de base genética, não contagiosa. Ela caracteriza-se por placas avermelhadas espessas na pele, cobertas por escamas esbranquiçadas ou prateadas geralmente aparece nos joelhos, cotovelos, unhas, mãos, pés e couro cabeludo, podendo atingir todo o corpo. A manifestação ocorre com mais incidência entre 20 e 40 anos, mas também pode se manifestar em outras faixas-etárias. Pessoas com psoríase têm mais chance de desenvolver artrite psoriásica, causando mutilações e desfiguração. Diabetes, Doença de Crohn, doenças cardiovasculares, obesidade e depressão são comumente diagnosticadas nos pacientes com psoríase. Para a OMS a psoríase é um problema de saúde pública.

Sobre as Terapias à Psoríase

Tópica (pomadas ou cremes) em casos de psoríase leve;
Terapia sistêmica (medicamentos via oral ou em forma de injeção), geralmente indicados para pacientes com psoríase moderada a grave e/ou com artrite psoriásica;
Fototerapia: que consiste na exposição da pele à luz ultravioleta de forma consistente e com supervisão médica;
Tratamento biológico (medicamentos injetáveis) indicados para o tratamento de pacientes com psoríase moderada à grave e/ou com artrite psoriásica.