Matheus Haetinger
[email protected]
A Secretaria Municipal de Saúde de Novo Cabrais promove na próxima quinta-feira (24) a etapa municipal da Feira de Saúde. Um dos pontos principais da atividade será a palestra com o médico psiquiatra e professor universitário, Rafael Moreno Ferro de Araújo, que irá abordar a prevenção ao suicídio, um dos assuntos trabalhados durantes as etapas locais da feira de saúde neste ano.
Conforme o secretário de Saúde, Leodegar Rodrigues, as palestras serão divididas por público. Iniciando na parte da manhã, às 8h, com os profissionais de saúde, os professores e os servidores da prefeitura municipal de Novo Cabrais. “O objetivo é qualificar os profissionais para prestar o atendimento ainda melhor para a população”, ressalta o secretário. Todos os profissionais de saúde da região estão convidados a participarem da palestra.
Na parte da tarde, entre 13h30 e 15h, a palestra será focada aos idosos do grupo melhor idade. Após, das 15h30 às 17h para estudantes do 7º ano do ensino fundamental ao ensino médio das escolas do município. O secretário também destaca a importância da participação da população em geral, por isso, na parte da noite a conversa será aberta para todos, com início às 19h.
“Cada um de nós tem na família ou algum conhecido que sofre ou já sofreu com depressão e pensou em cometer suicídio. Por isso, é importante essa participação da comunidade. O suicídio é um assunto tão pertinente nos dias de hoje e a administração está preocupada em trabalhar a prevenção conversando com as pessoas”, destaca o secretário Leodegar Rodrigues.
Paralelo às palestras na parte da tarde haverá diversos serviços de saúde no ginásio Ruy Barbosa, como aferição de pressão arterial; testes de HIV, sífilis e hepatites; orientações; atividades físicas, entre outros serviços. “É uma forma de também trabalhar a prevenção e reunir diversos serviços em um só lugar”, comenta o secretário. Esta atividade funcionará das 13h às 17h30 e será gratuita.
O PALESTRANTE
Rafael Moreno é médico psiquiatra, e desde o início de sua carreira trabalha em uma das regiões do Brasil com maiores índices de suicídio do Brasil: o Vale do Taquari e do Rio Pardo. Seu dia a dia de trabalho é atender e supervisionar casos de pessoas com comportamento suicida. Graduado em Medicina e Pós-Graduado em Psiquiatria pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), possui Título de Especialista em Psiquiatria (TEP) pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Mestre e Doutor em Medicina pela PUC-RS. É pesquisador nos temas: comportamento suicida e comportamento humano.















