Grasiel Grasel
[email protected]
A lei que institui o plano de carreira dos médicos da rede pública de Santa Cruz do Sul foi sancionada na tarde desta segunda-feira, dia 9, em cerimônia realizada no Salão Nobre do Palacinho. Diversos profissionais da categoria, vereadores e secretários prestigiaram o ato de assinatura do documento, que vem sendo considerado pela Prefeitura como um dos mais importantes já aprovados na área da Saúde.
O plano, que é pioneiro no Estado por tratar da carreira do profissional médico no setor público municipal, tem como objetivo incentivar médicos do Sistema Único de Saúde (SUS) a permanecerem no quadro de servidores, o que vinha sendo uma dificuldade desde o fim do programa Mais Médicos. O resultado das negociações que definiram as bases da lei foi satisfatório ao Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), que anunciou que irá propor o mesmo plano para outros municípios.
Dentre outros pontos, as principais mudanças previstas na lei são reajustes nos salários, mudança de classe, incremento de 2% sobre o triênio e possibilidade de adequação de carga horária. No entanto, também haverá uma maior fiscalização quanto à atuação dos profissionais, que deverão utilizar ponto biométrico para controle de horários.
Para o secretário de Saúde, Régis de Oliveira Júnior, este foi “um dia histórico”, pois este é um projeto de governo que vinha sendo discutido há seis anos. “Nossa expectativa é que estes profissionais se sintam atraídos para trabalhar na rede pública de saúde e que nela permaneçam estabelecendo fortes vínculos com a comunidade”, disse. Segundo ele, a valorização dos profissionais é “um exemplo para o Estado inteiro”.
Vale para o concurso
As medidas já deverão valer para as 21 vagas previstas para médicos no concurso público da Prefeitura, nos cargos de auditor, autorizador, Saúde da Família, clínico geral, endocrinologista, ginecologista/obstetra, infectologista, pediatra, psiquiatra, reumatologista, sanitarista, traumatologista, entre outros. A inscrições para o concurso vão até o dia 5 de janeiro de 2020 e a prova está prevista para ser aplicada no dia 16 de fevereiro.
Novos postos de saúde
Aproveitando a oportunidade, o prefeito Telmo Kirst anunciou que o município vai construir três novos postos de saúde: um no bairro Aliança, outro no Residencial Viver Bem e um novo e mais moderno Posto Central, que deverá ficar ao lado do Centro Materno Infantil (Cemai), que também está passando por reformas. De acordo com o secretário de Saúde, os postos dos bairros serão construídos nos mesmos moldes do que será feito no bairro Pedreira, que inicia suas obras no dia 11 de janeiro. Cada unidade deverá custar R$ 1,5 milhão.














