Início Saúde Dezembro Laranja: Sindicato distribui mais de quatro mil protetores solares

Dezembro Laranja: Sindicato distribui mais de quatro mil protetores solares

Para ter direito, os agricultores devem se cadastrar junto ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais

Rosibel Fagundes
[email protected]

O mês de dezembro, também denominado de “Dezembro Laranja”, período que acontece a campanha de prevenção ao câncer de pele serve para reforçar a importância do uso do protetor solar não somente em momentos de lazer, mas também por todos aqueles que trabalham ao sol. O programa Saúde na Pele, que auxilia na prevenção e combate às doenças associadas a exposição solar dos agricultores realiza a distribuição gratuita de um protetor solar fator 30, a cada 120 dias aos cadastrados no programa.
Em Santa Cruz do Sul, o Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Vale do Sol e Herveiras, é a entidade responsável pelo cadastramento e distribuição do produto. Somente em 2019, cerca de quatro mil frascos de protetor solar foram distribuídos no município como explica a secretária executiva do Sindicato, Salete Faber. “Todos os agricultores ou agricultoras e jovens entre 14 e 18 anos filhos de agricultores têm direito a receber três frascos de protetor por ano. Um a cada 120 dias. Isso não tem custos nenhum ao agricultor, ele sendo ou não associado tem direito igual”, afirmou. 
Para solicitar o benefício é preciso que o agricultor procure o Sindicato e esteja munido com documentos pessoais, comprovante de residência, cartão SUS e talão de produtor. Uma pessoa poderá cadastrar todos os membros da família. Após 30 dias da efetivação do cadastro, o agricultor poderá retirar o produto.
Programa Saúde na Pele é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde e do Sindicato de Trabalhadores Rurais (STRs). O Programa é fruto da Lei Estadual nº 13.469, regulamentada em novembro de 2013, que dispõe sobre a prevenção e combate às doenças associadas a exposição solar de trabalhadores rurais, pescadores e agricultores.