O que parecia ser um problema simples acabou tirando Fabiano Peçanha de cena por mais tempo. O atleta vai ficar mais três semanas sem poder treinar forte e participar das primeiras competições em nível sul-americano, por conta de uma microrruptura no tendão de aquiles direito. Assim, Peçanha ficará de fora do GP Sul-americano que ocorre no Uruguai nos dias 12 e 14, podendo ainda ficar fora das etapas da Argentina, dias 20, 22 e 24 de abril.
O atleta esteve em São Paulo conversando com os médicos do EC Pinheiros, que analisaram a ressonância magnética realizada pelo atleta e também o tratamento que vinha sendo realizado. A conclusão é de que Fabiano terá que ficar mais algum tempo longe dos treinos mais pesados, o que vai atrasar a sua preparação para as competições da temporada.
“Infelizmente os 12 dias longe dos treinamentos não foram suficientes. Terei que seguir a rotina de academia, piscina e corrida leve até o final de abril, além da fisioterapia intensiva em dois turnos diários”, destaca Peçanha, após o diagnóstico do médico do EC Pinheiros, Paulo Zogaib, e da traumatologista do atletismo do clube.
O aumento no tempo de recuperação preocupa Fabiano Peçanha, pois vai atrasar a sua preparação para as competições. “Em fevereiro eu estava com minha preparação adiantada em um mês e com expectativa de superar minhas marcas pessoais já no início das competições. Agora, com esta parada, o cronograma de pico de performance ficou muito abalado e até mesmo incerto. Na verdade, a lesão foi um balde de água fria nos meus planos”, observa.
Em maio, Fabiano terá pela frente os GPs do Brasil, para os quais já tem vaga assegurada. E a data-limite para conseguir alcançar a vaga para o Mundial de Atletismo, que ocorre em Moscou, é 14 de julho. “Vamos ter que aguardar até a cura completa para não piorar a situação. Se não fizer isso, corre-se o risco de romper o tendão, o que poderia significar o fim da carreira no alto nível”, finaliza.














