Início Esportes Bola de Ouro: Justa homenagem ao Rei Pelé

Bola de Ouro: Justa homenagem ao Rei Pelé

Ivan Storti/Divulgação Santos FC

Tricampeão mundial pelo Brasil, Pelé conquistou prêmio de honra

Cristiano Ronaldo foi eleito o melhor jogador do mundo em 2013. O português, atleta do Real Madrid, ganhou o prêmio Bola de Ouro da Fifa pela segunda vez na carreira (a outra havia sido em 2008), desbancando o argentino Lionel Messi, vencedor das últimas quatro edições, e o francês Frank Ribéry, pela primeira vez entre os finalistas.
Muito emocionado e ao lado do filho, o astro da seleção de Portugal quase não conseguiu expressar o orgulho pela premiação. “Não há palavras para descrever este momento. É um orgulho enorme”, disse Cristiano Ronaldo, antes de homenagear o ex-jogador Eusébio e o líder sul-africano Nelson Mandela. Ao todo, 184 técnicos de seleções nacionais, 184 capitães de de seleções nacionais e 173 integrantes da imprensa votaram na Bola de Ouro. Cristiano Ronaldo ganhou 1.365 puntos, contra 1.205 de Lionel Messi e 1.127 de Franck Ribéry.
Quem também faturou a Bola de Ouro este ano foi o “Rei do Futebol”. Único atleta três vezes campeão do mundo, Pelé recebeu prêmio de honra, com um troféu igual ao dado todos os anos ao melhor jogador do ano, como reconhecimento pela sua carreira. “Eu ficava com ciúmes desses jogadores (que recebem o prêmio), porque na minha época eram premiados apenas os atletas que jogavam na Europa. Mas, agora, a minha sala de troféus está completa”, celebrou Pelé, que fez referência à época em que era jogador, quando o prêmio dado pela revista France Fottball se restringia aos atletas que atuavam no continente europeu.

Outros prêmios

Treinador do Bayern de Munique, o alemão Jupp Heynckes, que se aposentou após levar a equipe ao título da Liga dos Campeões, ficou com o prêmio de melhor técnico de 2013. No futebol feminino, a vencedora foi a comandante da seleção da Alemanha, Silvia Neid. A brasileira Marta, que concorria pela décima vez ao prêmio de melhor jogadora do mundo e buscava o sexto título, viu o troféu ir parar nas mãos da goleira alemã Nadine Angerer.
O prêmio Puskás, de gol mais bonito do ano, ficou com o sueco Zlatan Ibrahimovic, após anotar de bicicleta de fora da área, em amistoso da sua seleção contra a Inglaterra. O brasileiro Neymar, que faturou o prêmio em 2011, ficou entre os três melhores, com o gol anotado na estreia da Seleção Brasileira contra o Japão, na Copa das Confederações. No resultado final da votação de internautas, Ibrahimovic recebeu 48,7% dos votos, seguido por Matic (30,8%) e Neymar (20,5%)

Copa do Mundo

A cerimônia foi conduzida pela apresentadora brasileira Fernanda Lima e pelo ex-jogador holandês Ruud Gullit, direto do palco da Kongresshaus, em Zurique, na Suíça. A Copa do Mundo da Fifa e o Brasil estiveram em foco na premiação da Bola de Ouro deste ano. Durante o evento foi apresentado o vídeo: “Juntos num só ritmo”, com o mesmo lema do Mundial, além disso, os embaixadores do torneio Pelé (campeão mundial em 1958, 1962 e 1970), Amarildo (1962), Cafu (1994 e 2002) e Ronaldo (também 1994 e 2002) subiram ao palco. Além deles, Neymar também foi entrevistado pelos apresentadores e ouviu o conselho do capitão do penta.
“É fácil dar um conselho para a seleção atual. O objetivo é a Copa. Em 2002, não tínhamos um jogador, mas um time, uma equipe. Meu conselho é para que pensem na taça e joguem como a Seleção Brasileira”, disse Cafu.
Neymar confessou que conversou com o companheiro de Barcelona, Messi, de como seria especial uma decisão entre Brasil e Argentina na Copa. Já Ronaldo “Fenômeno” revelou que preferiria uma final entre Brasil e Alemanha: “Eles sempre pedem uma revanche de 2002 e fazer isso em casa seria muito bom para nós”, brincou, em referência à campanha do penta, conquistado no Mundial disputado no Japão e na Coreia do Sul. Na final daquele ano, Ronaldo marcou os dois gols na vitória da Seleção por 2 x 0 sobre os alemães. (fonte: Portal da Copa)