Início Esportes 74 anos: Avenida, um clube vitorioso

74 anos: Avenida, um clube vitorioso

Time do Avenida em 2017: equipe alcançou o vice-campeonato da Divisão de Acesso

Nelson Treglia
[email protected]

“Salve o Avenida! Clube do povo, clube da massa…” Assim começa o hino do Esporte Clube Avenida, que completa 74 anos, neste sábado, 6 de janeiro. Nesse dia, em 1944, um grupo de atletas excedentes do Futebol Clube Santa Cruz decidiu fundar o clube alviverde, conhecido como ‘Periquito’. O primeiro presidente do Avenida foi Arno Evaldo Koppe, e atualmente, o clube é comandado por Jair Eich.

Nos últimos 20 anos, o Avenida tornou-se um dos clubes mais bem sucedidos na Divisão de Acesso do Campeonato Gaúcho. Foram sete acessos conquistados em duas décadas, sendo quatro deles com a participação de Jair Eich na diretoria, o que o tornou um nome histórico do clube sediado no Estádio dos Eucaliptos.

O estádio, inclusive, passou por grandes reformas recentemente, pois o clube está diante de um desafio: a disputa, mais uma vez, da Primeira Divisão do Campeonato Gaúcho, competição que conta com a participação da dupla Gre-Nal, iniciando já neste mês de janeiro.

Além de dirigentes destacados como Jair Eich, o Avenida passou pelas mãos de treinadores importantes do Rio Grande do Sul. Só nos últimos 20 anos, estiveram no clube os técnicos Paulo Sérgio Poletto, Vacaria (um dos grandes laterais da história do Inter), Nestor Simionatto, Gilmar Iser, Hélio Vieira, Beto Campos, Tonho Gil (campeão mundial pelo Grêmio como jogador) e Fabiano Daitx. 

Quem diria que o Avenida, em seus primeiros anos, não tinha campo? Mas, aos poucos, o clube foi crescendo. Em 1946, filiou-se à Federação Gaúcha de Futebol. No dia 8 de junho de 1950, inaugurou o Estádio dos Eucaliptos em partida contra o Grêmio, com vitória dos porto-alegrenses por 13 a 2.

Nos anos 1960, o Avenida teve um padre como jogador, Orlando Francisco Pretto. Na década seguinte, o alviverde realizou uma fusão com o maior rival, o Futebol Clube Santa Cruz, devido a uma crise financeira existente em ambos os clubes. Assim foi criada a Associação Santa Cruz de Futebol, vestindo as cores amarelo e azul. O Avenida, à época, não gostou dessa definição, e o uniforme foi alterado para verde e preto. Tempos depois, a Associação acabou sendo desfeita.

Já na década de 80, um dos principais feitos do Avenida foi a conquista da Copa Integração Vale do Rio Pardo e Vale do Taquari, em 1985. Nos anos 90, houve uma fase difícil em termos de futebol. Entre 1991 e 1997, o alviverde não disputou nenhuma competição profissional, retornando em 1998, quando sagrou-se vice-campeão da Segundona Gaúcha, ou Série C do Gauchão.

Em 1999, um ano repleto de conquistas: títulos da Copa RBS e da Copa Ave-Cruz, além da classificação à Série A do Gauchão. E, nessa temporada, vitória dentro dos Eucaliptos sobre o Grêmio de Ronaldinho Gaúcho, por 1 a 0. Nos anos seguintes, vários acessos à Série A foram garantidos, em 2000, 2008, 2011, 2014 e 2017.