Início Esportes Atletismo: Jaque traz prata, bronze e liderança

Atletismo: Jaque traz prata, bronze e liderança

Jaqueline Beatriz Weber saiu-se bem em corridas altamente competitivas realizadas em Montevideo

Neste último final de semana, os atletas da AMO, Jaqueline Beatriz Weber, Daniel Zimpel, Filipe Cargnelutti, Adélio dos Santos e Helen Spadari, acompanhados do treinador Fabiano Peçanha, representaram a região e o país na cidade de Montevideo, no Uruguai, em etapa do Circuito Sul-Americano de Atletismo, no GP Darwin Piñeyrúa.

Jaque, que havia retornado na terça-feira de períodos de treinamentos na altitude, buscava um bom pontapé inicial na temporada de competições e conseguiu atingir esse objetivo. Ela trouxe uma medalha de prata, uma medalha de bronze e a liderança do ranking nacional.

“Foi um começo promissor. Minhas duas provas estavam as mais fortes do torneio, inclusive com atletas olímpicas e ‘coelhas’ (atletas contratadas para ditar o ritmo de corrida). No 1500m, isso acabou me atrapalhando um pouco, pois como a ‘coelha’ saiu muito forte, acabei errando o ritmo da prova e paguei o preço no final. Mesmo assim, mantive arduamente a segunda posição. Nos 800m, fiz uma prova mais controlada, conseguindo crescer nos últimos 100m, ficando apenas a 1 segundo da minha melhor marca e com a terceira posição na prova, sendo superada apenas por atletas estrangeiras”, analisa Jaqueline Weber.

Com as marcas de 4min28seg nos 1500m e 2min07seg nos 800m, a atleta que representa a equipe santa-cruzense AMO/Unimed VTRP, lidera o ranking nacional adulto em ambas as provas.

“Para me manter nessa posição e garantir ser convocada para as seleções brasileiras, preciso melhorar um pouco essas primeiras marcas. A competição nos mostrou que já estou entrando em um nível muito bom de performance.”

Hélen Spadari venceu a prova dos 3000m com obstáculos, que fazia parte do GP Nacional do Torneio. Adélio e Filipe participaram dos 5000m, tendo Adélio como o atleta brasileiro mais bem posicionado na prova, em 9°. Já Daniel, fez sua melhor marca pessoal na prova de 1500m, com um tempo de 4min09seg.

“Foram excelentes resultados. Cada um fez o seu melhor e alcançou sua meta pessoal para o momento”, avalia Fabiano Peçanha.

Fabiano e os atletas, agora estudam a melhor competição para disputar, que já pode ser em Porto Alegre na próxima semana.