Início Esportes Marcos Gomes e Átila Abreu levam a melhor em Santa Cruz

Marcos Gomes e Átila Abreu levam a melhor em Santa Cruz

Marcos Gomes ergue o troféu da primeira prova, junto com Daniel Serra - esquerda -, e Max Wilson

Guilherme Athayde

Apesar da chuva, do frio, e das temperaturas que se aproximaram dos 10ºC durante o último final de semana, a Stock Car deu mais um show de emoção e velocidade no Circuito Oswaldinho de Oliveira, do Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul, onde os pilotos Marcos Gomes, da Cimed Chevrolet Racing Team, e Átila Abreu, da Shell V-Power, terminaram na frente nas disputas.

Os pilotos e equipes tiveram seus treinamentos prejudicados pelo tempo chuvoso. Alguns carros foram para a pista na sexta-feira, mas a forte chuva do sábado obrigou a organização do evento a adiar o treino que definia a ordem de largada da primeira corrida para a manhã do dia da prova.

E na movimentação que iniciou pouco antes das dez horas do domingo, 20, Marcos Gomes, da Cimed Chevrolet Racing Team, garantiu a pole-position da primeira corrida superando a melhor volta de Daniel Serra, o atual campeão da Stock Car, em apenas seis milésimos de segundo.

Largando na frente na primeira prova, que iniciou às 14 horas, Marcos Gomes liderava com folga quando um acidente na 23ª volta envolvendo Vitor Genz, Cacá Bueno e Bruno Baptista, levou o Safety Car à pista. Perseguido de perto por Daniel Serra até o final, Marcos Gomes voltou a vencer uma prova da Stock Car depois de dois anos. Max Wilson, companheiro de Serra na equipe EurofarmaRC, ficou com a terceira posição na corrida.

Na segunda prova, o piloto Felipe Lapenna, da equipe Cavaleiro Contuflex, largou em primeiro. O regulamento prevê que em etapas com duas provas, o grid da corrida de fundo seja formado invertendo as posições dos dez primeiros da corrida anterior. Lapenna, que chegou em décimo na primeira prova, juntamente com Allam Khodair (Blau Motorsport), iniciaram na primeira fila do grid.

Logo na primeira volta, uma série de batidas devolveu o Stock Car à pista. Largando em sexto, o piloto Átila Abreu fez uma corrida de recuperação e chegou nas úlitmas voltas na vice-liderança, atrás de Thiago Camilo (Ipiranga Raccing). A ultrapassagem ocorreu na segunda volta após a saída do Safety Car, a oito minutos do fim, e Átila conquistou sua primeira vitória da temporada. Em terceiro ficou o piloto Felipe Fraga (Cimed Chevrolet Racing). 

O ganhador da segunda corrida agradeceu aos fãs, que votaram pela internet através do site da Stock Car, e garantiram um uso extra do “Push”, força auxiliar do motor muito utilizada pelos pilotos nas ultrapassagens. 

“É uma vitória que estava engasgada. É minha primeira vitória aqui em Santa Cruz do Sul, uma terra que eu gosto muito. O que foi fundamental na corrida foi o ‘Fan Push’, que me ajudou muito na briga com o Thiago (Camilo)”, explicou Átila ao término da premiação.

Átila Abreu comemora vitória com a equipe e ao lado da namorada, a apresentadora gaúcha Renata Fan

Após cinco etapas, o líder da competição é Daniel Serra (Eurofarma RC), com 152 pontos. A próxima disputa da Stock Car ocorre dia 5 de agosto em Goiânia-GO. A sequência da temporada terá a chamada “Corrida do Milhão”, onde o vencedor fatura R$ 1 milhão.

Confira os pódios das provas em Santa Cruz e a classificação geral dos melhores colocados da Stock Car:

5ª etapa – 1ª prova

1º – Marcos Gomes (Cimed Chevrolet Racing Team)
2º – Daniel Serra (Eurofarma RC)
3º – Max Wilson (Eurofarma RC) 

5ª etapa – 2ª prova

1º – Átila Abreu (Shell V-Power)
2º – Thiago Camilo (Ipiranga Racing)
3º – Felipe Fraga (Cimed Chevrolet Racing)

Classificação geral – Top 10 – pilotos:

1. Daniel Serra – 152 pontos
2. Marcos Gomes – 109
3. Felipe Fraga – 91
4. Max Wilson – 90
5. Julio Campos – 87
6. Cacá Bueno – 80
7. Rubens Barrichello – 80
8. Lucas di Grassi – 68
9. Thiago Camilo – 66
10. Átila Abreu – 63

Brasileiro de Marcas teve santa-cruzense brigando pelo pódio

Além das provas da Stock Car, o Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul sediou no último fim de semana, a etapa do Brasileiro de Marcas.

O santa-cruzense Rafael Iserhard largou em segundo e liderou a prova até a 12ª volta, quando teve um problema mecânico e teve de abandonar a corrida. Aproveitando a suspensão quebrada do Chevrolet Cruze de Iserhard, o catarinense Vicente Orige, que lidera o campeonato, conquistou a primeira posição na corrida. Guilherme Reischl ficou em segundo e Raphael Campos conquistou a terceira posição.

O piloto de Santa Cruz tem 14 pontos e é nono colocado na classificação geral do Brasileiro de Marcas.