
Nelson Treglia
[email protected]
Campeão da Copa do Mundo em cinco oportunidades, o Brasil vai em busca do hexa no Mundial da Rússia. A Seleção treinada pelo gaúcho Tite, começa sua participação na fase de grupos. O Brasil está na chave E, e a equipe verde-amarela vai estrear contra a Suíça no domingo, 17 de junho, às 15 horas (horário de Brasília), na cidade de Rostov. Tentando a classificação para as oitavas de final, a Seleção vai procurar superar esta fase de grupos, onde enfrentará também a Costa Rica (22 de junho, às 9h da manhã) e a Sérvia (27 de junho, às 15 horas).
Desde que Tite assumiu a Seleção, em 2016, o desempenho da equipe é esplendoroso. Nas Eliminatórias sul-americanas, o Brasil corria risco de ser eliminado e, pela primeira vez, ficar fora da Copa. Porém, Tite recuperou o time, que encerrou as Eliminatórias em primeiro lugar com folga em relação ao segundo colocado. Nos amistosos, também foi alcançado um ótimo desempenho, inclusive com vitória sobre os atuais campeões mundiais, a Alemanha, na casa do adversário (1 a 0, gol de Gabriel Jesus). Esta vitória, em especial, sobre a Alemanha trouxe mais confiança à equipe brasileira, pois, em 2014, o Brasil sofreu os 7 a 1 contra os alemães na semifinal do Mundial realizado em terras verde-amarelas.
Para realizar um papel melhor na Rússia, Tite soube construir uma equipe qualificada, com defesa sólida, meio-campo extremamente técnico e ataque arrebatador, onde se destaca o grande craque Neymar. Nos dois amistosos que antecederam a estreia na Copa, contra a Croácia (vitória por 2 a 0, em Liverpool) e a Áustria (triunfo por 3 a 0, em Viena), Neymar marcou um gol em cada um dos jogos. Em ambos os gols, o ex-atacante do Santos demonstrou requinte técnico individual de alta categoria.
A favor de Tite, em termos de Rio Grande do Sul, o técnico está abençoado por passagens tanto pelo Grêmio quanto pelo Internacional. Em 2001, foi campeão da Copa do Brasil pelo Tricolor, comandando craques como Zinho e Marcelinho Paraíba. Em 2008, obteve o título da Copa Sul-Americana pelo Inter, e nesta equipe ele contou com o alto desempenho de jogadores como D’Alessandro e Nilmar. A maior conquista de Tite, porém, foi o título mundial pelo Corinthians, em 2012, contra o Chelsea. Conquista que rendeu uma experiência fundamental para Tite, que tenta ser campeão mundial pela Seleção.














