
Teutônia (RS) – De 16 a 18 de setembro, 320 estudantes do Rio Grande do Sul e Santa Catarina participaram dos jogos de atletismo e xadrez da 54ª Olimpíada Nacional da Rede Sinodal de Educação (Onase), realizada em Teutônia. O Colégio Mauá, com 43 alunos, sagrou-se tricampeão da competição, disputada a cada dois nestas modalidades, nas categorias pré-mirim, mirim e menor, masculino e feminino. A escola já havia vencido a competição em 2014 e 2016. “Estamos muito felizes com esta conquista, resultado de um grande trabalho de equipe e de muita dedicação de alunos e professores”, destacou o diretor geral do Colégio Mauá, Nestor Raschen. Em 2019, o Mauá vai sediar a 55ª Onase, com disputas de voleibol e basquetebol.
Ao todo, foram 18 escolas participantes, sendo 14 do Rio Grande do Sul, dos municípios de Santa Cruz do Sul, Teutônia, Lajeado, Cachoeira do Sul, Porto Alegre, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Campo Bom, Ivoti, Tramandaí, Panambi e Horizontina, e quatro de Santa Catarina, das cidades de Jaraguá do Sul, Brusque, Joinville e Pomerode. “Foi uma competição de alto nível, com pequena diferença de pontuação, o que demonstra a força e o trabalho diferenciado realizado pelas escolas da rede no atletismo e no xadrez”, frisa Raschen.
Resultados – A equipe do Colégio Mauá, coordenada pelos professores Diana Lenz Goulart (Atletismo Feminino), Henrique Wenning (Atletismo Masculino) e Flávio Schedler (Xadrez Masculino e Feminino), ficou com o título geral da competição após a soma de todas as categorias. No Atletismo, a escola santa-cruzense conquistou a maioria das premiações: Pré-Mirim Feminino e Masculino (vice-campeão); Mirim Masculino (campeão), Menor Feminino (campeão), Menor Masculino (vice-campeão). No Xadrez, o destaque ficou com a conquista do título de campeão, na Categoria Infanto-Juvenil Feminino.














