
Após realizar um procedimento aspiração de cisto sinovial na tarde desta quarta-feira, no Hospital Santa Cruz, Jaqueline Weber embarcou na manhã desta quinta para a Colômbia, onde realizará um camping de treinamento na altitude. A atleta da AMO/Unimed VTRP permanecerá 23 dias na cidade de Paipa, a 2550 metros de altitude.
“Realizei um exame de imagem no fim do ano passado, onde foi diagnosticado um cisto de 1cm no dorso do pé esquerdo. Como ele não se dissolveu naturalmente, meu médico Daniel Wink e eu decidimos retirá-lo, pois ele estava incomodando bastante para treinar”, relata a atleta.
Ao chegar na cidade de Paipa, Jaque deve permanecer em repouso por três dias, para recuperação total do pé. “Como há um período de adaptação, onde naturalmente o ritmo dos treinos devem ser diminuídos no início, o Fabiano (treinador) e eu decidimos fazer esta aspiração antes de viajar. Assim, na próxima segunda-feira eu já volto progressivamente a treinar, algo que seria feito de qualquer forma, dado os efeitos agudos que a altitude trás.”
O principal benefício do treinamento na altitude é aumento do número de glóbulos vermelhos no sangue como consequência da adaptação do organismo a uma exposição prolongada. Aumentar o número de glóbulos vermelhos significa aumentar a capacidade de transportar oxigênio pelo sangue, e consequentemente melhorar o desempenho aeróbico quando o atleta vai competir ao nível do mar.
“No retorno, já realizarei competições em Porto Alegre, Montevideo e Santiago, a fim de buscar o índice mínimo para os Jogos Pan Americanos de Lima.”
Na Colômbia, a atleta santa-cruzense estará acompanhada de amigos de clubes paulistas, como Tatiane da Silva, campeã iberoamericana dos 3 mil com obstáculos; Thiago do Rosário, 7° colocado dos 800 metros do Mundial de Atletismo e a maratonista Valdilene dos Santos, que tem duas horas e 32 minutos nos 42 quilômetros e 195 metros.
O camping será custeado com os recursos que a atleta recebe do Miller Supermercados, Estrela da Sorte e auxílio da Associação Medalha de Ouro/VTRP.














