
A Prefeitura de Santa Cruz do Sul, através da Secretaria de Segurança, Defesa Civil e Esporte, reuniu na tarde de terça-feira, 5, as ligas de futebol amador de campo e futebol sete do município, para a definição do calendário deste ano da modalidade. Na ocasião também foram acordados detalhes sobre a regra de participação de jogadores para este ano.
O calendário das competições de futebol de campo já iniciou com a abertura do Campeonato Monte Alverne no fim de janeiro. O certame segue até maio. No fim deste mês também inicia a Copa Cidade que se encerra em julho. A Liga Vale do Castelhano realiza seu campeonato de junho a novembro e a Liga de Integração do Futebol Amador de Santa Cruz (Lifasc) de agosto a dezembro.
A organização das ligas de futebol sete prevê a realização de dois campeonatos no primeiro semestre (Liga Integração de Futebol Sete e Campeonato de Futebol Sete de Saraiva) e três no segundo semestre (Campeonato Integração de Futebol Sete São Martinho / Paredão, Liga Amizade de Paredão e a Taça das Colônias). O calendário ainda tem a realização do Campeonato Regional do Vale do Rio Pardo no período de setembro a dezembro.
Assim como ocorreu em 2018, o Campeonato Municipal de Futebol de Campo, será disputado em forma de Taça dos Campeões, reunindo os vencedores do ano das quatro ligas de futebol de campo de Santa Cruz, nos meses de dezembro de 2019 e janeiro de 2020.
No encontro também ficou ratificada a regra de participação de jogadores nos campeonatos de futebol de campo promovidos pelas ligas. A exemplo dos dois anos anteriores, em 2019 os atletas poderão optar pela participação em três, das quatro competições: Campeonato Monte Alverne, Copa Cidade, Castelhano e Lifasc. O atleta que infringir a regra, será punido pela Uniformização de Regulamentos. O controle é feito através de uma central de inscrições que é administrada pelo Departamento de Esporte da Prefeitura de Santa Cruz do Sul.
Conforme o secretário municipal de Segurança, Defesa Civil e Esporte, Henrique Hermany, a definição do calendário oficial tem facilitado a organização das competições por parte das ligas. “O esporte amador cresceu muito nos últimos anos, fruto de um trabalho integrado entre a Prefeitura e as entidades que promovem as competições. Por isso, precisamos estar cada vez mais organizados”, diz.














