
Nelson Treglia
[email protected]
Sem dúvida, esta é uma das mais belas páginas da história do esporte de Santa Cruz do Sul. O Avenida fez uma partida repleta de méritos diante de um dos clubes mais importantes do futebol brasileiro e mundial. O “Nida” se apresentou na Arena Corinthians como um clube do interior do Rio Grande do Sul, sem a mesma história e o orçamento dos porto-alegrenses Grêmio e Internacional, mas com futebol gigante, honrando as melhores tradições gaúchas no esporte bretão.
Para se ter ideia do que o Avenida conseguiu em São Paulo, o Corinthians foi campeão da Copa do Brasil em três oportunidades (1995, 2002 e 2009).
De 2010 para cá, o Corinthians foi campeão da América e do mundo (2012), da Recopa Sul-Americana (2013), além de três títulos brasileiros (2011, 2015 e 2017) e três títulos paulistas (2013, 2017 e 2018).
E o Avenida, com trabalho humilde e menos recursos financeiros, saiu em 2017 da Divisão de Acesso do Campeonato Gaúcho, para ser semifinalista da Série A do Estadual em 2018 e campeão da Copa Wianey Carlet. Nesta histórica quarta-feira, 20 de fevereiro, o clube atingiu o ápice ao enfrentar o Corinthians em São Paulo, pela Copa do Brasil, jogando como “gente grande”.
AVENIDA VENCEU O PRIMEIRO TEMPO POR 2 A 1
Aos três minutos do primeiro tempo, em escanteio cobrado da direita, o centroavante Flávio Torres desviou de cabeça na primeira trave: Avenida 1 x 0 Corinthians.
Aos nove minutos, em um contra-ataque fulminante, Tito fez 2 a 0 para o Avenida, chutando rasteiro de pé esquerdo, com a bola passando por baixo do consagrado goleiro Cássio.
No primeiro tempo, o Avenida jogou com um esquema defensivo que tem trazido bons resultados para o clube nos últimos anos, sustentado por uma boa atuação do goleiro Fabiano Heves, que realizou ótimas defesas.
Mas, aos 46 minutos do primeiro tempo, o zagueiro Henrique, em bola alçada na área avenidense, descontou para o Corinthians: Timão 1 x 2 Avenida, placar do primeiro tempo.
SEGUNDO TEMPO DE PRESSÃO CORINTHIANA
Aos três minutos do segundo tempo, Tito acertou a trave do goleiro Cássio, no que poderia ter sido o terceiro gol avenidense.
Contudo, a pressão corinthiana foi terrível a partir daí. O time avenidense resistiu bravamente, o goleiro Fabiano Heves fez excelentes defesas, até que, aos 31 minutos do segundo tempo, em nova bola alçada na área alviverde, Danilo Avelar deixou tudo igual: 2 a 2.
Aos 42 minutos do segundo tempo, Júnior Urso, contando com desvio da zaga, marcou 3 a 2 para o Corinthians. Aos 46, Gustavo fez 4 a 2 para o time paulista.
Com o resultado, o Corinthians se classificou para a terceira fase da Copa do Brasil.
O Avenida jogou contra o Corinthians com: Fabiano Heves; Felipe Cordeiro, Yuri, Claudinho e Márcio; Carlinhos, Felipe Manoel e Jô; Welder, Flávio Torres e Tito. Entraram também Thiago Steffen, Maurício e Alexandre. Técnico: Fabiano Daitx.
DOMINGO, JOGO CONTRA O INTER PELO GAUCHÃO
Diante do Internacional, domingo às 17 horas, o Avenida volta a jogar pelo Campeonato Gaúcho, no Estádio dos Eucaliptos em Santa Cruz do Sul. É mais um jogo decisivo para o alviverde, que tentará vencer para se aproximar da classificação e ficar mais longe do rebaixamento à Divisão de Acesso.
Após o confronto diante do Colorado, Novo Hamburgo (fora de casa), São José (em casa) e Juventude (fora) são os adversários restantes do Avenida na primeira fase do Gauchão. Muitas emoções ainda vêm pela frente para a torcida do alviverde, que surpreendeu o Brasil ao eliminar o Guarani de Campinas e fazer um belo confronto diante do Corinthians.
Agora tudo se volta para o Campeonato Gaúcho. Força, Avenida!














