Um mundo novo salta aos olhos de Brayan. Aos 9 anos, completados na véspera, foi presenteado com um daqueles momentos que ficam guardados na memória e vez ou outra ressurgem como recordação, acompanhados de um sorriso. A quinta-feira, 21 de fevereiro, será lembrada como a primeira visita do garoto ao cinema. Dele e de muitos dos mais de 50 jovens, moradores do Bairro Faxinal Menino Deus, que participaram de uma sessão especial em 3D no Max Shopping, em Santa Cruz do Sul.
O pequeno sonho, que a família Borges nunca teve condições de proporcionar a Brayan, foi realizado graças ao projeto Recreio nas Férias – novidade do Universal Leaf Cidadão, programa de responsabilidade social da Universal Leaf Tabacos desenvolvido desde 2003 no bairro onde moram os meninos e meninas que estiveram no cinema. O garoto sentou na primeira fila, impaciente pelo início do filme. “Sempre me disseram que era legal, mas nunca tinha vindo, porque meus pais não podiam me dar isso.”
Durante uma hora e meia, as crianças e adolescentes, com idade entre 7 e 17 anos, assistiram à animação “As aventuras de Tadeo”. Para o momento se tornar ainda mais especial, cada um recebeu na entrada um saco de pipoca e um refrigerante, além de óculos especiais para visualizar as projeções em três dimensões. A experiência, nova para a maioria, foi marcada por gargalhadas e expressões de susto e admiração com as imagens que pareciam se aproximar dos olhos pela profundidade do 3D.
Carlos Nyland
Sessão especial em 3D no Max Shopping foi realizada graças ao projeto Recreio nas Férias
A atividade foi o encerramento do Recreio nas Férias. Ao longo de um mês, 100 jovens do Faxinal Menino Deus tiveram seu período de recesso escolar preenchido por brincadeiras, esportes, ações lúdicas e culturais durante as tardes. O projeto, lançado este ano como piloto, foi desenvolvido como uma gincana, dividindo os participantes em quatro grupos, com tarefas que provocaram reflexões, vivências e aprendizados.
Todos receberam medalhas, mas as duas equipes com melhor desempenho foram premiadas com a sessão especial de cinema. “Incluímos ainda algumas crianças dos outros grupos, indicadas por mérito e participação destacada. Até então, nenhum deles sabia qual seria o prêmio”, revela a assistente social Carla Berny, responsável técnica do projeto. “Nosso objetivo foi socializá-los, proporcionando esta oportunidade de acesso a uma atividade que a família não pode prover.”
POLO COMUNITÁRIO
Com a conclusão do projeto, os jovens já se preparam para o início do período regular do Universal Leaf Cidadão, a partir de março, promovido no Polo Comunitário do bairro com programação paralela e complementar ao ano letivo. Os integrantes do Recreio nas Férias se juntarão a outros meninos e meninas que dividirão seu tempo entre a escola e as de atividades do programa, todas pensadas de modo a contribuir no processo educacional.
Brayan Borges estará lá. E agora também tem um motivo a mais para aguardar ansioso pelo começo das aulas: vai contar aos colegas sobre o dia em que foi ao cinema pela primeira vez. “Vou pra escola mais faceiro e empolgado, com certeza”, diz ele, sem tirar os óculos 3D e o sorriso do rosto.














