
Jéssica Ferreira
[email protected]
Uma orquestra envolvente, que nasceu em janeiro deste ano e integra músicos remanescentes da extinta Orquestra Jovem Unisc e outros instrumentistas da cidade e região, apresentará um repertório composto de obras eruditas desde o período barroco até as populares dos dias de hoje, no auditório da Faculdade Dom Alberto, através de sua estreia como Santa Cruz Filarmonia.
Neste domingo, 27, às 20 horas, a Santa Cruz Filarmonia estará apresentando seu concerto de estreia. O espetáculo com entrada franca, que conta com o apoio da Faculdade Dom Alberto e Secretaria Municipal da Educação e Cultura (Smec) de Santa Cruz do Sul, terá interpretações de Händel, Schubert, Satie, Bartók, Rodgers & Hammerstein e Chiquinha Gonzaga.
O programa iniciará com a música escrita para a monarquia britânica no século 18, pelo compositor Händel, apresentando também obras do classicismo e romantismo. O impressionismo será representado pela famosa “Gymnopaedie” de Satie, orquestrada por seu amigo Debussy. As Danças Romenas de Bartók fecham a primeira parte do concerto, dedicado ao mundo da música erudita.
A segunda parte inicia com um clássico da nossa música: “Negrinho do Pastoreio”. Em seguida, uma suíte com obras de Chiquinha Gonzaga, uma das figuras mais importantes da música brasileira. E para fechar a noite, um clássico do cinema, uma salsa e do musical “Hairspray, You Can’t Stop the Beat”. Com orquestração variada, apresentando solistas que integram a orquestra e arranjos escritos especialmente para esta formação.
A orquestra
A Santa Cruz Filarmonia é gerenciada pela integrante Sandra Mohr, que carrega uma grande bagagem musical e amor à música. Em entrevista ao Riovale Jornal, Sandra conta que o grupo iniciou em janeiro, mas há mais tempo a ideia de formação já havia sido pensada. “Em 2002 iniciamos um grupo de orquestra, e alguns dos integrantes desse grupo e outros da cidade e até mesmo da região, conhecidos, foram se comunicando. Quando cheguei da Alemanha, o pessoal estava procurando um grupo, e assim, tudo coincidiu e passamos a nos reunir em uma praça para começarmos a nos organizar”, conta.
Os primeiros ensaios ocorreram na garagem de um integrante da orquestra, porém, devido ao crescimento do grupo e o tamanho dos instrumentos, Sandra buscou apoio, onde a Prefeitura sediou um espaço para ensaios. “Os ensaios semanais acontecem nas dependências da Smec, atualmente não temos nenhum recurso por sermos um grupo independente e voluntário. Por isso, um dos nossos objetivos está em alcançar patrocínio e novos apoios. Já recebemos convites para tocar em outros lugares, e após este concerto temos compromissos marcados”, explica.
A orquestra tem como propósito promover o crescimento cultural de seus integrantes, bem como do público que a prestigia, através de concertos que mesclam a música erudita e popular. Atualmente a orquestra conta com 34 integrantes, sendo esses, 21 instrumentistas de corda. “A maioria dos integrantes são músicos profissionais, mas todos por si são apaixonados pelo que fazem. Não há faixa etária para fazer parte, há músicos aposentados como também crianças com 11 anos. Além disso, há familiares, como pais e irmãos dentro da composição do grupo”, finaliza.
Para demais informações, saiba mais pelo site www.santacruzfilarmonia.com.br ou através do email [email protected].














