Início Geral Grupo realiza atividades na ASAN nesse sábado

Grupo realiza atividades na ASAN nesse sábado

LUANA CIECELSKI
[email protected]

Quando alguém sorri, esse alguém mostra que está satisfeito. Realizado. Mostra que, pelo menos por alguns segundos ele está em paz. Está feliz. Seja qual for o motivo. Quando alguém se torna um “Caçador de Sorrisos”, ele quer que outras pessoas estejam satisfeitas, realizadas, estejam em paz. Ele quer que as pessoas, sejam elas quem forem, encontrem a felicidade. Onde quer que ela esteja. E Santa Cruz do Sul é uma cidade privilegiada porque além de ter vários caçadores de sorrisos espalhados por aí, fazendo boas ações individual ou coletivamente, agora também possui um grupo de voluntários justamente com esse nome: Caçadores de Sorrisos. 

Para ser um voluntário, basta acompanhar a página do grupo no Facebook, onde serão divulgadas as atividades

A organização Caçadores de Sorrisos de Santa Cruz do Sul foi idealizada pelo casal Pablo Cardoso e Renata Borstmann no início de 2016. Ambos se deram conta de que muitas pessoas sentem vontade de ajudar, são solidárias, mas no dia a dia não sabem como fazer isso e não conseguem encontrar tempo para se engajar em tempo integral a uma ONG. Então perceberam que o que falta, em muitos casos, é um facilitador, um intermediador. E é isso que eles pretendem ser. A partir desse sábado, 11 de fevereiro. Quando a organização estará realizando sua primeira atividade oficial. Saindo do papel e entrando na vida das pessoas que precisam de ajuda. E também das que querem ajudar. 

A primeira atividade

Para os idosos da Associação de Auxílio aos Necessitados (ASAN) de Santa Cruz, a felicidade – grande motivadora de sorrisos – está em uma companhia para conversar, em uma atividade para passar o tempo, em um evento para esquecer as dores do corpo e da alma trazidos pelo tempo. 

Pensando nisso, os Caçadores de Sorrisos, com auxílio da Equipe de Artes Open Extreme Brasil e academia Alternativa, está organizando uma tarde interativa com os vovôs e vovós. Entre as atividades que estão sendo planejadas estão aulas de dança e oficinas de teatro além de um espaço para doação de fraldas. Tudo isso acontece das 14h às 17 horas. 

Quer ajudar? Basta ir até a ASAN na tarde de sábado, doar um pouco do seu tempo, fazer uma doação de fraldas ou de alguma outra coisa que possa ser útil para moradores do local. Os interessados em ajudar também podem entrar em contato com o grupo e perguntar o que pode ser feito. O contato pode ser feito pela página do grupo no Facebook: Caçadores de Sorrisos – Santa Cruz do Sul – que pode ser acessada pelo link www.facebook.com/cacadordesorriso. 

Grandes objetivos

Essa atividade que será realizada na ASAN é apenas o começo. Conforme garante Pablo, o grupo possui um grande direcionamento: a vulnerabilidade. Pessoas que precisem de atenção, que estão sozinhas, que precisem de ajuda, especialmente se forem crianças, adolescentes e idosos. “Desafiar velhos conceitos”

Até o momento, cerca de 100 pessoas já entraram em contato com a organização, informando que possuem interesse em ser voluntários, em ajudar nos eventos. Mas Pablo procura mais. Muito mais. Quanto mais pessoas se envolverem, melhor. “Até esse momento, a maior parte das pessoas que nos procurou é jovem. São estudantes de Engenharia, Psicologia, entre outros cursos. Eles oferecem o que tem, nem que seja o conhecimento que estão adquirindo na faculdade. O que importa é ajudar alguém, e assim como eles, todos têm algo que podem fazer pelo outro”, destaca Pablo. 

E para ser um voluntário, não é preciso muito. Basta seguir acompanhando, pelo Facebook, as atividades que serão realizadas daqui pra frente e participar sempre que uma delas interessar. Futuramente Pablo e Renata também pretendem criar uma associação onde os voluntários possam se cadastrar e se tornar membros efetivos dos Caçadores de Sorrisos. A partir da criação dessa associação, um novo leque de oportunidade de ajudar se abrirá para o grupo. Uma das ideia é, por exemplo, fazer um cadastro no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica).