Início Geral Sebrae oferece atendimento individual

Sebrae oferece atendimento individual

Viviane Scherer Fetzer
[email protected]

Liane Klein e Clóvis Glesse

Em busca de aperfeiçoamento em sua atuação junto aos empresários de micro e pequenas empresas, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (Sebrae) lançou uma nova forma de atendimento através de sua equipe técnica. Trata-se de um atendimento individual para a empresa em que os especialistas buscam conhecer e compreender a realidade e as necessidades dos empreendimentos, por meio de um diagnóstico de gestão, tudo oferecido de forma gratuita pelo Sebrae. Com base no diagnóstico o empresário recebe oportunidades de melhoria, formalizadas em um plano de ação específico para potencializar a gestão das empresas. O novo projeto abrange as áreas de gestão financeira, gestão de processos, gestão de pessoas, gestão de marketing e vendas e tem como público-alvo micro e pequenas empresas com faturamento anual de até R$3.600.000,00. O contato para agendamento pode ser feito pelos telefones (51) 3713-3965 ou 3713-3460.

“Com esse atendimento oferecemos ao empresário tanto soluções para suas dificuldades quanto um planejamento para a empresa que já está bem organizada”, afirma Clóvis Alberto Glesse, técnico do Sebrae. O empresário também vai poder ter uma visão da empresa dele em relação às demais empresas que já foram identificadas e que estão no banco de dados do programa, para poder realizar melhorias. “Então nesse sentido que estamos oferecendo essa ferramenta de diagnóstico como nosso foco principal, que é uma mudança na nossa postura de atendimento, que chamamos de novo modelo de atendimento porque possibilita que o nosso técnico vá visitar o empresário”, reforça Glesse. Dependendo do que for apresentado como uma demanda para a empresa, poderá ter custo, fora isso é tudo gratuito. Caso a necessidade seja algo que o Sebrae não desenvolve, os técnicos vão indicar o caminho para que chegue a solução.

A Regional do Sebrae dos Vales do Taquari e Rio Pardo abrange 62 municípios e possui dois pontos de atendimento próprio e está investindo na divulgação das atividades do Sebrae. Dentro das ações de divulgação está a visita dos gerentes aos meios de comunicação. Na última semana, Liane Beatriz Portantiolo Klein, gerente da Regional esteve no Riovale Jornal, junto com o gerente da unidade de Santa Cruz do Sul, Clóvis Glesse. “Essas oportunidades são muito boas porque podemos divulgar um serviço que está ali pronto para as micro e pequenas empresas”, afirmou Liane Klein.

A gerente explicou que de forma geral o Sebrae tem duas linhas de atuação voltadas para as pequenas empresas e uma linha voltada ao ambiente onde as empresas estão instaladas. Na linha de atuação voltada ao atendimento individual, o gestor por projetos atende todos os municípios da região nas demandas específicas de um empresário para uma capacitação ou uma consultoria, um atendimento, “esse projeto tem uma grande abrangência, ele tem uma equipe que hoje é composta por sete pessoas que desenvolvem o trabalho nessa região”, explicou Liane. O Sebrae também desenvolve o atendimento coletivo, em que reúne grupos de empresas por determinados segmentos e desenvolve o trabalho de um prazo longo, de dois ou quatro anos, em que se estrutura um projeto com grupos de empresas, se define indicadores para que seja feito o acompanhamento das atividades e se verifique se o trabalho está realmente surtindo resultado esperado. 

O Sebrae também tem projetos na carteira de agronegócios, também com indústrias e outros na área do comércio e serviços. “E na área de políticas públicas, é aquela parte que falei que é mais de ambiente, são trabalhos que realizamos com o poder público municipal, estadual e federal buscando melhorias para o ambiente, desburocratizando, as contas públicas, incentivando as empresas locais”, explicou Liane. O Sebrae trabalha para que o ambiente em que ela esteja seja melhor, para que ela possa sobreviver nesse ambiente.