Viviane Scherer Fetzer
[email protected]

Na tarde desta quinta-feira, 2, foi apresentada a nova estrutura administrativa da Secretaria de Segurança, Defesa Civil e Esporte que tem como secretário, Henrique Hermany. Foram apresentados Tiago Baggiotto, como diretor de segurança; Robson Moura, como coordenador de segurança; José Joaquim Dias Barbosa, continua a frente da coordenação da Defesa Civil; como coordenador da Guarda Municipal, Estor Iochims, como corregedor da Guarda Municipal, Césaro Carlos Soares e como ouvidor da Guarda Municipal, Laone Laerte Emmel.

O secretário Henrique Hermany salientou que tendo definido os cargos a ideia é deixar a Guarda Municipal mais nas mãos dos guardas, “porque assim nos dedicamos a parte administrativa e também podemos traçar melhor o plano de segurança pública em que a Guarda, dentro dos limites constitucionais, será colocada ainda mais nas ruas e poderá trabalhar em conjunto com a Polícia Civil e a Brigada Militar, entre outros órgãos de segurança”. Outro ponto destacado foi a reestruturação do ‘QG’ da Guarda Municipal, segundo o coordenador da Guarda, Estor Iochims, “a sede própria é nossa bandeira e não vamos desistir dela”. A Guarda Municipal atua há 21 anos em Santa Cruz do Sul e conta, hoje, com 71 guardas. Na oportunidade o coordenador da Defesa Civil, José Joaquim Dias Barbosa, foi homenageado pelos seus quatro anos a frente do cargo e por sua colaboração.

“Temos a intenção de nos aproximarmos para atuar de uma forma conjunta evidentemente respeitando as legislações e principalmente adequando a atual. Respeitamos os agentes de trânsito que foram providos por uma lei específica e estão desempenhando sua função da melhor forma possível, mas se nós pudermos unir as força creio que a comunidade sairá vitoriosa de uma melhor forma. Teremos mais agentes para trabalhar, 24 horas”, comentou Estor Iochims. “Precisamos ter o entendimento com a BM e a Polícia Civil sobre o que a Guarda Municipal pode oferecer a mais na estrutura de segurança do município, por isso pretendemos colocar essa discussão no âmbito do gabinete de ação integrada de segurança municipal, porque já tivemos esse diálogo com o comando da Brigada Militar e com o delegado regional da Polícia Civil e nós estamos juntamente com eles desenhando esse trabalho conjunto, até porque nós entendemos que existe um processo de municipalização da segurança”, explicou Henrique Hermany.














