Início Geral Feira terá como tema a floresta

Feira terá como tema a floresta

Viviane Scherer Fetzer
[email protected]

Autoridades e imprensa estiveram reunidos no lançamento da 17ª Expoagro Afubra

Na última sexta-feira, 3, foi lançada a 17ª edição da Expoagro Afubra, a maior feira do Brasil voltada à agricultura familiar, que se realiza nos das 21, 22 e 23 de março, no Parque de Exposições, situado na localidade de Rincão del Rey, município de Rio Pardo. O presidente da Associação Gaúcha de Empresas Florestais (Ageflor), Diogo Carlos Leuck, palestrou sobre a silvicultura no Rio Grande do Sul e as perspectivas futuras, dentro da temática deste ano que são as florestas.

Diogo Leuck, presidente da Ageflor, falou sobre silvicultura

Conforme dados apresentados pelo presidente da Ageflor, a silvicultura representa 4% do PIB gaúcho e a cadeia produtiva gera 7% do total de empregos no Estado. Ele também apresentou as perspectivas e a importância da produção para o desenvolvimento do Estado. “Nos próximos 30 anos deve mais que dobrar o consumo de energia renovável no mundo. A Europa provavelmente vai precisar comprar de nós, então precisamos planejar e produzir”, comentou Diogo, se referindo a uma organização para que possam exportar mais produtos. 

Dornelles:

O coordenador geral da Expoagro Afubra, engenheiro agrônomo, Marco Antonio Dornelles, falou sobre o tema geral da feira, Floresta, que é muito importante para a diversificação que vem sendo apresentada em algumas edições da Expoagro e, lembrou que os demais setores tradicionais estarão presentes também. A expectativa é de receber um público de 80 mil visitantes nos três dias. “O tema deste ano é um diferencial e vem dentro da proposta de diversificação, ele nos facilitou organizar uma programação com um sentido e uma proposta para desenvolver a atividade de forma que seja apresentado que a produção florestal tem importância econômica, social e ambiental”, salientou o coordenador geral. Segundo ele, algumas instituições presentes na feira vão apresentar os sistemas agroflorestais que são a integração da produção da floresta com a produção de alimentos. 

O secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo, esteve no lançamento representando o governador do Estado, José Ivo Sartori. O secretário lembrou da luta da Afubra em prol dos fumicultores, “a secretaria está de portas abertas para o fumo que é uma produção importante e necessária, queremos valorizar mais quem produz e quem planta tabaco”, afirmou Polo. Ele anunciou a intenção de realizar a Abertura Oficial da Colheita do Tabaco, a exemplo de eventos que marcam outras culturas. 

Werner:

O presidente da Afubra, Benício Werner, salientou que o tema deste ano é muito importante não só para os produtores, mas também para a comunidade em geral. “As florestas de qualquer tipo servem para limpar o ar, nós produtores utilizamos as florestas para múltiplas outras coisas e precisamos pensar na produção de energia limpa e no reflorestamento”, comentou Werner. Sobre novidades para a edição, o presidente reforçou que as agroindústrias e entidades acabam buscando trazer novidades. “Durante o ano todo eles desenvolvem novas técnicas e eu duvido que não haja um projeto que não venha ao encontro da expectativa dos nossos produtores”, explicou Werner.

A 17ª Expoagro Afubra tem como patrocinadores Ouro, Husqvarna, Sicredi, Syngenta e Banrisul; como Prata, Trapp, Massey Ferguson, Fertilizantes Heringer e Banco do Brasil; os apoiadores Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag-RS), Emater/RS-Ascar, Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo (SDR) e Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi).