Viviane Scherer Fetzer
[email protected]

A Delegacia da Receita Federal de Santa Cruz do Sul, através do Projeto Destinar, que tem por objetivo motivar a população a destinar porcentagem do seu Imposto de Renda para entidades da região, promove o Domingo na Praça, no dia 2 de abril, na Praça Getúlio Vargas, a partir das 10h da manhã com diversas atividades. 22 entidades que recebem doações estarão presentes com estandes para divulgarem seus trabalhos e mostrarem no que o dinheiro será e está sendo aplicado. Também haverá exposição de artesanatos confeccionados pelas entidades.
Na parte da tarde, das 14h às 18h, haverá apresentações de dança, música, grupo de coral, grupo de percussão, orquestra de escaleta, banda e teatro, tudo feito pelas crianças e jovens atendidos pelos projetos das entidades beneficiadas pelos recursos do Imposto de Renda.
Santa Cruz do Sul deixou de receber mais de R$ 7,5 milhões em 2016 e as pessoas podem destinar parte do seu Imposto de Renda, sem lhes custar nada, deixando esse dinheiro na cidade. As entidades que recebem os recursos são vinculadas ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) que em conjunto com a Prefeitura, Câmara de Vereadores e o Tribunal de Contas do Estado fiscalizam a correta e adequada aplicação dos recursos. A declaração do Imposto de Renda segue até 28 de abril.
Passo a passo
– Informar as despesas e rendimentos no sistema da Receita Federal.
– Verificar o cálculo feito pelo próprio programa sobre quanto é o imposto devido.
– Procurar o campo Resumo da Declaração – Doação Diretamente na Declaração – ECA
– Selecionar o tipo de fundo (Nacional, Estadual ou Municipal). Importante: Para ajudar as entidades de Santa Cruz é preciso selecionar o Fundo Municipal
CONHEÇA DUAS ENTIDADES QUE FAZEM PARTE DO DESTINAR
Centro Social Marista Nossa Senhora da Boa Esperança
O Centro atua na comunidade do Bairro Santa Vitória há 19 anos. O Irmão Alfredo Crestani, junto com a comunidade, percebeu e se solidarizou com as necessidades do bairro e, junto com as irmãs da Divina Providência, fundaram o Centro Social. Onde inicialmente se atendia 60 crianças e adolescentes dos 6 aos 12 anos. E hoje, com uma equipe formada por 14 profissionais, a unidade é organizada de forma a proporcionar aos educandos momentos de ludicidade, aprendizagem e a afetiva construção de um cidadão autônomo e protagonista.
Atualmente o Centro Social Marista Boa Esperança atende 120 educandos no contraturno escolar na faixa etária dos 6 aos 15 anos. Os resultados vêm ao encontro da proposta inicial e, ao longo do atendimento, muitas foram as conquistas: educandos contratados como educadores, educandos destaques nos esportes, educandos com graduação, filhos de ex-educandos sendo atendidos. O Centro Social vai além do que tange a proposta e busca nas famílias o maior aporte. Atualmente há o projeto de fazer os documentos dos educandos e seus familiares, onde a verba arrecadada foi através de atividades realizadas no projeto (brechó solidário, festa junina). A unidade é agraciada com os projetos Craques da Bola- Cidadãos do Amanhã da Prefeitura Municipal e o judô em parceria com a Ajusc. Além de oferecer oficinas de música, informática, esporte e recreação, artes/artesanato diariamente.
A maior dificuldade da unidade é a falta de espaço físico para o trabalho desenvolvido com os educandos. Com a destinação do Imposto de Renda, o Centro Social Marista poderá organizar os ambientes, adquirir brinquedos, jogos, livros, material didático. Oferecer diferentes oficinas que ainda não são ofertadas, como: teatro, dança, capoeira, grafite. Aquisição de alimentos, pagamento de educadores, transporte para viagens de lazer e estudo.
Escoteiros Maclaren
O Grupo Escoteiro Maclaren foi fundado em 2008, e atualmente está instalado na Av. Orlando Baumhardt, nº 1.432, Bairro Linha Santa Cruz e as atividades realizadas com base no método escoteiro ocorrem aos sábados entre as 14h e 17h. Eventualmente as atividades se estendem pelo final de semana, com atividades de campo, atividades regionais de integração, atividades cívicas, de cunho social, entre outras.
Atualmente a entidade conta com o apoio de cerca de 20 adultos voluntários e atende cerca de 50 crianças e adolescentes entre 7 e 21 anos de idade. Importante salientar que o trabalho dos adultos da entidade é exclusivamente voluntário, e todos recebem capacitação e acompanhamento constante, sendo as despesas reembolsadas pela entidade.
O propósito da entidade através do projeto educativo é contribuir para que as crianças e adolescentes assumam seu próprio desenvolvimento, especialmente do caráter, ajudando-os a realizar suas plenas potencialidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas e espirituais, como cidadãos responsáveis, participantes e úteis em suas comunidades.
Os recursos financeiros são basicamente oriundos de doações espontâneas, eventos sociais e projetos encaminhados. A maior parte das despesas correntes é empenhada no registro anual dos integrantes na União dos Escoteiros do Brasil (UEB), que contempla a autorização para a prática do escotismo, e a um seguro de acidentes pessoais.
O projeto principal é a construção de um espaço de 280m², adequado para atender as crianças e adolescentes, nas diversas atividades proporcionadas e organizadas pela entidade Grupo Escoteiro Maclaren, e que permita o pleno desenvolvimento e também a interação com as famílias e comunidade, proporcionando resiliência, protagonismo e inclusão social. Desta forma, é de fundamental importância, conseguir angariar os recursos do IR para executar esse projeto.














