Viviane Scherer Fetzer
[email protected]
A Delegacia da Receita Federal de Santa Cruz do Sul, está divulgando as atividades das 36 entidades ligadas ao projeto Destinar que estão vinculadas ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica). O projeto tem o objetivo de motivar a população a destinar uma porcentagem do seu Imposto de Renda para entidades da região. Os recursos do Fundo da Criança e Adolescente são geridos pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – Comdica, que em conjunto com a Prefeitura, Câmara de Vereadores e o Tribunal de Contas do Estado fiscalizam a correta e adequada aplicação dos recursos.
Passo a passo
- Informar as despesas e rendimentos no sistema da Receita Federal.
- Verificar o cálculo feito pelo próprio programa sobre quanto é o imposto devido.
- Procurar o campo Resumo da Declaração – Doação Diretamente na Declaração – ECA
- Selecionar o tipo de fundo (Nacional, Estadual ou Municipal). Importante: Para ajudar as entidades de Santa Cruz é preciso selecionar o Fundo Municipal
CONHEÇA MAIS ALGUMAS ENTIDADES
Grupo Escoteiro Santa Cruz

Fazendo parte de um movimento de mais de 100 anos de existência no Brasil e no mundo, o Grupo Escoteiro Santa Cruz (Gesc) 181/RS foi fundado em 1986. O Grupo está sediado na Rua Cel. Oscar Jost, 1551 (fundos), com acesso pela Rua 28 de outubro. Conta atualmente com mais de cem membros inscritos, sendo quase 70 crianças e jovens entre 7 e 21 anos distribuídos nos quatros ramos, chamados Ramos Lobinho, Escoteiro, Sênior e Pioneiro. Conforme a faixa etária são planejadas e realizadas atividades que proporcionam aprendizado, diversão e crescimento, tanto na própria Sede quanto em acampamentos, viagens e interações com outros grupos escoteiros. Além ainda de ações voltadas à comunidade muitas vezes em parceria com outras entidades, como plantio de mudas, campanhas do agasalho, desfile de 7 de setembro e arrecadação de brinquedos.
As crianças e jovens que participam são oriundas de vários bairros da cidade de Santa Cruz do Sul e mesmo de municípios vizinhos, assim também como os adultos voluntários que se dedicam ao Movimento. Como parte das atividades que compõem a progressão das crianças e jovens, são desenvolvidos projetos individuais e coletivos, sempre com a orientação da Chefia, como a arrecadação de tampas plásticas em parceria com o Hospital Ana Nery, a coleta de óleo usado para a Afubra, o plantio de mudas em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e o Semear, que é um programa existente há anos na sede do próprio Gesc para o cultivo de diversos tipos de mudas. Atualmente, há mais de mil mudas em desenvolvimento.
Porém uma melhor sustentação financeira através da doação de parte do Imposto de Renda poderia contribuir com melhor desenvolvimento de atividades, desde aquisição de melhores equipamentos até maior número de intercâmbio com outros grupos escoteiros em eventos externos, propiciando às crianças e jovens escoteiros novas e ricas vivências, contribuindo para o seu crescimento e formação de um melhor cidadão, que é que o nosso País tanto precisa.
Sociedade Cultural e Beneficente União
A Sociedade Cultural e Beneficente (SCB) União é uma entidade sem fins lucrativos, que tem como objetivo desenvolver ações: culturais, sociais, beneficentes e recreativas. O movimento de fundação da SCB União acontece no início da década de 1920, onde os movimentos negros no Brasil tinham como objetivo ressocializar o negro. A entidade também é referência no carnaval da cidade e região, onde se tem registros das primeiras festas de momo já no final da década de 20 inicio da década de 30. Com o este histórico, de quase um século de ações, a S.C.B. União tornou-se referência, positiva à população negra da cidade, enquanto a sua capacidade de organização, auxiliando para criação de uma identidade negra local.
O público atendido pelos projetos da SCB União são crianças e adolescentes de 4 a 17 anos em situação de risco social, dos seguintes bairros: Bom Jesus, Residencial Viver Bem, Senai, Vila Schultz, Faxinal/Menino Deus. Todos os projetos desenvolvidos pela entidade são de cunho social e cultural, visando o fortalecimento e valorização da cultura afro, através de atividades tais como: música, percussão, dança, grafite, sócio ambiental, História da África, literatura e atividades esportivas. ‘Programa Águia Agito: Resgate e Valorização da cultural Afro-Brasileira através do Carnaval’ tem como objetivo promover a melhora da autoestima, a socialização e a inserção social de crianças e adolescentes da periferia de Santa Cruz do Sul, através da cultura, da arte e da educação em prol do resgate da memória afro-brasileira. ‘Projeto Afro-Essência: cultura negra em todo lugar’ se propõe a ser um instrumento de disseminação da cultura afro-brasileira, aliada a promoção da igualdade racial, através das ações culturais abertas a toda população santa-cruzense em parceria com escolas da rede municipal.
‘Equipando e Mobiliando a Biblioteca Abayomi’ tem como objetivo equipar, mobiliar a sala destinada para a Biblioteca Abayomi além de realizar atividades de leitura e contação de história, seminários e oficinas socioculturais com a temática afro e afro-brasileira, para crianças e adolescentes em situação de risco social de Santa Cruz do Sul. ‘Ponto De Cultura Águia Agito – Resgate e valorização da cultura afro através do carnaval’ são grupos culturais da sociedade civil que envolvem a comunidade em atividades de arte, cultura e educação, estimulando a criatividade e propiciando o exercício da cidadania pelo reconhecimento da importância da cultura produzida em cada localidade.
A maior necessidade da instituição é de conseguir realizar atividades durante a semana (no mínimo três vezes por semana, em turno inverso escolar), pois a intenção é atender uma demanda reprimida de 60 crianças e adolescentes, que sem apoio financeiro para pagamento de pessoal e principalmente transporte para deslocamento de crianças participarem das atividades. A destinação do Imposto de Renda poderia ajudar para abertura de um número maior de vagas e na qualificação do atendimento de crianças e adolescentes dos projetos.
ONG Foco Empreendedor

Em 2011, a Foco Empreendedor nasceu com o objetivo de colaborar para um mundo mais justo de oportunidades e possibilidades. Como a vocação está na área de negócios, o território e ferramentas que tem para compartilhar e fomentar no mundo são em relação à inovação e ao espírito empreendedor. A Foco acredita que: trabalho mais propósito é igual a pessoas felizes e realizadas.
A partir disso a ONG está trabalhando na evolução do conceito do trabalho, despertando as pessoas para a sua importância e propósito, trabalhando o autoconhecimento e a atitude empreendedora, contribuindo para a felicidade individual e coletiva. Através dos projetos a ONG já impactou mais de 10 mil alunos e 3 mil educadores. São cinco projetos sendo realizados atualmente. O ‘Resgatando Valores’ que busca resgatar o valor e a autoestima do professor, bem como despertar a criatividade, a motivação e a importância do educador como personagem inspirador para o jovem no ambiente escolar. O ‘Geração Click’ tem como objetivo unir empresas e alunos, buscando despertar os jovens para o mercado de trabalho, levando conhecimento e fazendo-os sonhar com sua futura carreira profissional.
O ‘Caminhos Profissionais’ busca fomentar nas empresas o interesse pelo desenvolvimento social, levando conhecimento aos jovens carentes da comunidade e aos filhos dos profissionais, sobre os mais diversos setores/áreas da empresa. O ‘Occa da Paz’ para construir um ambiente na forma geodésica que servirá de referência e novo modelo de “Escola Emocionalmente Inteligente e Educação Empreendedora”, proporcionando a resolução de conflitos, a construção da diversidade cultural e a formação do ser humano integral dentro das Escolas, visando a melhoria das relações sociais em todas as instâncias da sociedade. E o ‘Aprendiz Sem Fronteiras’ que objetiva proporcionar aos melhores alunos e seus respectivos professores a possibilidade de realizarem um intercâmbio educacional em Londres. Com o auxílio da destinação do Imposto de Renda a Foco poderá tornar os projetos contínuos, através de eventos com qualidade, sem custos para a comunidade, tornando assim a ONG sustentável financeiramente.
Clube União Corinthians
O Projeto Meninas do Basquete vem sendo desenvolvido desde 2015, com participação oficial na Federação Gaúcha de Basquetebol desde 2016. Esta iniciativa tem um apelo esportivo e social no momento que oferecem a meninas de todas as escolas de Santa Cruz do Sul, a oportunidade de frequentar os treinamentos de basquete e ser uma atleta do clube, sem nenhum custo.
Neste ano, tem por objetivo no Campeonato Estadual de Basquete Feminino de 2017 nas categorias sub 12, sub 13, sub 15 e sub 17 anos, totalizando a participação de aproximadamente 40 meninas entre 12 e 17 anos. Já foi Campeão Gaúcho sub 13; teve oito atletas convocadas para a Seleção Gaúcha; duas atletas destaques do campeonato estadual da categoria 13 anos.
Para 2017 pretendem levar o projeto aos bairros com treinamentos semanais; aumentar o número de participantes do projeto; participação com categoria de 12 anos, num sistema cooperativo, inédito; conquista de um título estadual; 10 atletas convocadas para as seleções gaúchas; trazer vários rodadas do campeonato para Santa Cruz do Sul.
Em nosso município é indiscutível a paixão pelo basquete e nos últimos anos, o crescente número de admiradores desta modalidade desportiva. Portanto, através do esporte é possível complementar a educação destas meninas, um melhor desenvolvimento pessoal e a oportunidade de crescimento no convívio social.














