Início Geral Feriado de Páscoa altera os serviços

Feriado de Páscoa altera os serviços

Viviane Scherer Fetzer
[email protected]

Como em todos os feriados, alguns estabelecimentos terão seus horários alterados. Conforme decisão do Sindigêneros, os supermercados abrirão em horário de domingo, hoje, Sexta-Feira Santa. No sábado estarão abertos normalmente e no domingo de Páscoa, estarão fechados. 

Os serviços bancários estarão fechados hoje. Para o pagamento de contas, canais eletrônicos e correspondentes podem ser utilizados. Contas de consumo (água, energia, telefone, etc.) que vencem na sexta-feira não terão acréscimos se forem quitadas na segunda-feira.

A Corsan e a RGE Sul estarão disponíveis somente para emergências a partir de sexta-feira. Para entrar em contato com a RGE Sul, o acesso é via site, SMS, ou pela Central de Atendimento Comercial, no 0800 707 7272. Já a Corsan vai atender no número 0800 646 6444.

Prefeitura sem expediente

Na sexta-feira, não haverá expediente. Os serviços essenciais, porém, estarão em regime de plantão. Portanto, quem precisar de atendimento médico deve se dirigir ao Centro Materno Infantil (Cemai), Hospitalzinho, Pronto Atendimento (PA) do Hospital Santa Cruz, e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Bairro Esmeralda.

Páscoa: Curiosidades sobre a data

Com o feriado de hoje, Paixão de Cristo e o de domingo, Páscoa, algumas pessoas vão apenas se deliciar com seus presentes de chocolates. Outras vão tirar um tempo e refletir sobre fatos e eventos religiosos. A verdade é que a Páscoa possui uma forte tradição judaico-cristã, combinada a elementos de comemorações pagãs de culturas muito antigas. É o caso da figura do coelhinho e dos ovos de páscoa. 

A sexta-feira que antecede a Páscoa é conhecida como Sexta-Feira Santa ou a Sexta-Feira da Paixão. Nesse dia, os cristãos lembram o julgamento, paixão, morte e sepultura de Jesus Cristo, através de diversos ritos religiosos. Essa data é uma data móvel, ou seja, não há um dia fixo ao qual ela é comemorada. Porém, esse dia é calculado como sendo a primeira sexta-feira após a mudança de estação, como a primavera no hemisfério sul e o outono no hemisfério sul.

A prática de decorar os ovos pode ser traçada desde os antigos cristãos da Grécia e da Síria, que trocavam os ovos tingidos de vermelho carmim para representar o sangue de Jesus. A Páscoa cristã celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu por três dias, até sua ressurreição. É o dia santo mais importante para a religião cristã.

O ovo aparece em muitas tradições antigas como um símbolo da vida, ou do início dela. Civilizações não-cristãs utilizaram o ovo, inclusive decorado para comemorar o equinócio da Primavera e a Vida. O cristianismo absorveu e adaptou a tradição, mesclando-a com seus rituais. Os Ovos Fabergé tiveram origem na Rússia, em 1895. O Czar Alexandre III procurava por um presente de Páscoa para sua esposa, entrando em contato com o joalheiro Peter Carl Fabergé.  Foi feito então um ovo folheado a ouro que se abria, revelando uma gema dourada, contendo uma pequena galinha de ouro com olhos de rubi.