Guilherme Athayde
[email protected]
Uma celebração está agendada para comemorar os 50 anos do grupo musical Canarinhos do São Luís, data comemorada oficialmente no dia 14 de maio. Na sexta-feira, dia 19 e no sábado, dia 20, a comunidade está convidada para prestigiar o espetáculo “50 Anos dos Canarinhos de Santa Cruz”.
Na ocasião, além de reunir ex-alunos que fizeram parte do grupo, o público presente poderá conhecer um pouco mais da história do conjunto que fez muito sucesso nas décadas passadas, e comprovar que as vozes do coral continuam afinadas.
O Colégio São Luís e o município de Santa Cruz do Sul nutrem um grande orgulho em torno do conjunto, criado em 1967 pelo regente Carmo José Gregory, responsável pelo grupo durante seus 18 anos de existência. O professor estará novamente regendo os Canarinhos do São Luís durante as festividades do Jubileu de Ouro.

Com 21 anos na época, o regente dos Canarinhos lembra que foi a celebração do Dia das Mães na escola que deu origem ao conjunto que fez grande sucesso.
“Era costume que no Dia das Mães cada turma fizesse uma apresentação em homenagem às mães. E como às vezes a gente cantava em vez de rezar de manhã cedo, eu vi que minha turma era afinada. Então resolvi ensaiar uma música, ensaiamos duas músicas e cantamos. Isso ficou muito bonito, o pessoal aplaudiu muito”, recorda Gregory.
O educador comenta que a apresentação que despertou a possibilidade da criação do coral ocorreu numa sexta-feira, 12 de maio. Dois dias depois, o sucesso das crianças levou a direção da escola a dar continuidade no projeto. “Já no domingo (dia 14 de maio) o Irmão Evaldo, que era o diretor na época, e o Irmão Demétrio era o vice, falou: ‘Quem sabe vamos ampliar esse negócio e fazer um conjunto, procurar cantores nas outras turmas e formar um coral?’. Foi tão bonito. Esse foi o início”, lembra o regente.
Nos anos seguintes, os Canarinhos do São Luís começaram a participar de eventos pelo Estado. Entre o final da década de 1960 e início da década seguinte, foram criados os festivais de coros infantis, e o conjunto dos alunos do Colégio Marista faturava praticamente todos os títulos, até ter que deixar de participar e fazer apenas shows, pois o nível das apresentações dos santa-cruzenses garantia os Canarinhos sempre no topo da preferência do público e dos jurados.
“Em 1969 ou 70, não recordo bem a data, começaram a existir os festivais de coros infantis, e fomos convidados a participar. Ficamos campeões. No ano seguinte ficamos bicampeões, e tricampeões no ano seguinte. Depois fomos campeões em Pelotas, Novo Hamburgo, eu não sei nem em quantos lugares. Os primeiros festivais foram em Porto
Alegre, no auditório da UFRGS. Enchia de gente”, conta o regente.
O sucesso foi tão grande que os Canarinhos do São Luís gravaram diversos discos compactos e ‘Long Plays’ (LP’s), se apresentando dentro e fora do país, nos Estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, e até fora do Brasil, encantando o público no Uruguai e na Argentina.
“Era muito difícil alguém falhar um ensaio. Isso depois era refletido nas apresentações pela gana, pelo capricho, aquela vontade de fazer bonito e agradar a plateia”, lembra o professor e regente do coral.
Carmo José Gregory afirma que a relação com os participantes era quase que familiar. “Às vezes tinha pais que chegavam com a criança carregada pelo braço e nos diziam, ‘olha, tu cuidas dele, ele nunca viajou’. Então nós éramos o pai e a mãe deles às vezes.
O depoimento sobre a história do conjunto foi gravado em vídeo pelos organizadores do evento de celebração de aniversário. Participantes do coral, que irá se reunir no Auditório do Colégio São Luís, também deram suas contribuições, que poderão ser conferidas pelo público.
Na sexta-feira, dia 19, as atividades iniciam a partir das 20 horas, e no sábado, o evento começa às 19 horas. Todas as atividades serão no auditório do Colégio São Luís, e como ingresso, será cobrada a doação de um agasalho.
Galeria de imagens para reviver a história
Já na próxima terça-feira, dia 16, será inaugurada uma galeria de fotos sobre os Canarinhos do São Luís. A intenção é relembrar em imagens um pouco da história do grupo, que prepara uma grande apresentação para voltar a encantar o público. A julgar pelo ensaio que a reportagem do ‘Riovale Jornal’ acompanhou na última quarta-feira, 10, serão duas noites de muito brilho e muitas emoções.














