Início Geral Prefeitura quer o mapa mais completo

Prefeitura quer o mapa mais completo

Guilherme Athayde
[email protected]

A Prefeitura de Santa Cruz do Sul prepara um ousado projeto para conhecer ainda mais o território do município. A partir do dia 3 de julho, cadastradores do município identificados com crachás e coletes irão percorrer as ruas da cidade para coletar informações sobre as ruas e bairros. O projeto irá iniciou com a tomada de imagens aéreas no mês de maio, em um levantamento fotográfico de alta resolução.

A cerimônia de apresentação do Programa Mapa da Cidade ocorreu na quarta-feira, 7, no Palácio da Bandeira. Segundo o prefeito Telmo Kirst, é “uma das maiores ferramentas de gestão que um município pode ter”. O orçamento do projeto é de R$ 3,9 milhões. 

Segundo o prefeito, desde 1976 não havia um projeto semelhante, e o novo mapa da cidade permitirá um salto de qualidade para o trabalho de todas as secretarias.

Telmo Kirst, com o consultor Luiz Fernando Möller, e o coordenador do projeto, Marcelo Gaedke

Para o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Jeferson Gerhardt, o planejamento do município se aprimora através do conhecimento e da precisão. “Todo planejamento sem informação fica complicado, fica no ‘achismo’, no ‘chute’. Não podemos trabalhar com achismos, temos que ter a certeza do que estamos fazendo.” Segundo o secretário são cerca de 70 mil imóveis em Santa Cruz do Sul que serão recadastrados, e o levantamento servirá, entre outras utilizações, para conhecer possíveis áreas de risco ou de alagamentos da cidade, e evitar sua ocupação, ou então realizar melhorias quando necessário.

O Cadastro Técnico Municipal que será confeccionado a partir do novo mapa, vai servir como um banco de dados com informações físicas, econômicas, jurídicas e fiscais do município. 

Segundo o coordenador do programa e assessor administrativo da Prefeitura, Marcelo Gaedke, as informações coletadas vão dar suporte ao planejamento da cidade.

O serviço será realizado pela empresa Topcart – Topografia Engenharia e Aerolevantamentos S/S Ltda., do Distrito Federal.  

A Secretaria de Comunicação desenvolveu um site de internet para informar o cidadão santa-cruzense. Na página da web, de endereço www.santacruz.rs.gov.br/mapadacidade, é possível ter informações sobre o andamento do programa, e tirar dúvidas sobre o trabalho que será realizado, através da seção “Perguntas Frequentes”, que pode ser encontrada no índice que se encontra no canto superior direito da tela, ou então nos links na parte inferior do site.  

A Prefeitura pede a colaboração dos munícipes para que atendam os cadastradores, que irão coletar dados através de um Smartphone. Não será necessária a entrada nas residências, mas os moradores deverão permitir a entrada em seus pátios para as medições necessárias. Segundo a Prefeitura, a entrevista não demora mais de cinco minutos, e é necessário informar RG, CPF, e-mail e telefone, além de apresentar o comprovante de titularidade do imóvel. 

Para evitar a ação de golpistas que podem se utilizar do período de cadastro para realizar delitos, o site sobre o Programa Mapa da Cidade traz mais informações. Um veículo da Prefeitura também irá passar pelas ruas tirando fotos em 360 graus, e caso necessário, um funcionário municipal pedirá autorização para refazer os registros necessários dos domicílios. Um carro de som também passará pela rua que irá receber os cadastradores, informando os moradores um dia antes da ação. 

No site do programa também é possível acompanhar em quais bairros os cadastradores estão atuando. Propagandas explicativas também serão veiculadas nos jornais, rádios e canais de televisão. Acesse www.riovalejornal.com.br e confira uma fala do prefeito Telmo sobre o projeto.