LUANA CIECELSKI
[email protected]
Levar a Oktoberfest para além dos portões do Parque da Oktoberfest e envolver a comunidade no evento, antes e durante a realização do grande evento. Esses têm sido os principais objetivos da Coordenação Executiva da 33ª edição da Festa da Alegria e nessa quinta-feira, 13 de julho, mais um evento foi lançado, pensando justamente nesse compromisso: o 1º Concurso Prato Típico Alemão. O evento é uma promoção da Associação das Entidades Empresariais (Assemp), do Senac Santa Cruz e do Sindilojas Vale do Rio Pardo, com apoio da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra).
O concurso será aberto para toda a comunidade, podendo participar, cozinheiros profissionais ou amadores em duas modalidades: pessoa física ou jurídica. Cada inscrito terá o direito de apresentar uma receita. O período de inscrições já iniciou ontem, dia 13 e segue até o dia 21 de julho. As inscrições devem ser feitas na sede da Assemp (Rua Guilherme Hackbart, 109), ou no Senac Santa Cruz (Rua Venâncio Aires, 330). O participante deverá preencher uma ficha de inscrição e anexar uma foto da comida típica que será feita.
Conforme esclareceu a diretora do Senac em Santa Cruz do Sul, Daniela Roehrs Laner, os pratos serão avaliados por uma comissão, com base em três principais critérios: originalidade, criatividade e apresentação. De todos os inscritos serão classificados seis pratos, três em cada uma das modalidades (pessoa física e jurídica). A divulgação desses selecionados está prevista para acontecer no dia 26 de julho, nas redes sociais do Senac Santa Cruz.

O próximo passo será a apresentação final dos pratos que deverá acontecer no dia 3 de agosto, a partir das 18h30 no Senac Santa Cruz, durante a Programação da Semana de Gastronomia da instituição. Nesse dia, em formato de banca, cada candidato deverá apresentar seu prato típico alemão com direito à degustação pelos avaliadores. Os vencedores serão anunciados no mesmo dia. Serão premiados um inscrito de cada categoria e eles receberão um forno micro-ondas e um forno elétrico – oferecidos pela Agro-comercial Afubra -como premiação, além de uma placa de reconhecimento permanente para a Oktoberfest 2017, que acontece de 4 a 15 de outubro. O vencedor na categoria pessoas física também ganhará o direito de participar de uma oficina de gastronomia de até 15 horas do Senac, e a jurídica poderá ministrar uma oficina culinária durante a Festa da Alegria, no estande Senac/Sindilojas.
Presidente da 33ª Oktoberfest, Djalmar Marquardt, apontou o caráter cultural desse evento e disse que essa atividade vai de encontro também como uma necessidade que a organização vinha sentindo. “Todos os anos, os turistas perguntam por locais onde eles possam comer bons pratos típicos e nós tínhamos alguns lugares, mas nunca suficientemente. Com esse evento nós teremos uma forma de oferecer aos turistas, dentro da Oktoberfest, um prato típico. O próximo passo é aumentar pela cidade os locais que ofereçam opções também”, apontou.















