Início Geral Para saber mais sobre orgânicos

Para saber mais sobre orgânicos

LUANA CIECELSKI
[email protected]

No último sábado, 29 de julho, um encontro realizado na Praça da Pasqualine, no bairro Santo Inácio, reuniu os feirantes orgânicos que vendem alimentos no local e os consumidores desse tipo de produto. Durante o encontro, regado a chimarrão e pãezinhos de alho-poró, foram discutidos diversas temáticas, entre elas, as diferenças entre os alimentos orgânicos, convencionais e coloniais.

Sentado em círculos, em cadeiras ou no chão, à sombra das árvores da praça, os participantes do encontro iniciado às 10 horas conversaram até por volta do meio dia. A reunião iniciou com a explicação de que a ideia, é organizar um grupo de amigos da feira, pessoas que deem dicas de melhoras que possam ser realizadas, e com as quais seja possível uma troca permanente de informações, bem como encontros periódicos para debater assuntos, organizar visitas à propriedades, etc.

Feirantes produtores de alimentos orgânicos esclareceram dúvidas da comunidade

Na manhã de sábado, o tema era a diferença entre alimentos coloniais (aqueles que têm origem em cultura de colonizadores), convencionais (os de mercado, que são cultivados com agrotóxico) e os orgânicos, aqueles que são produzidos com o manejo da natureza apenas, sem utilização de agrotóxicos ou adubos químicos. Porém, o bate-papo também foi aberto para que as pessoas tirassem dúvidas, de forma que diversas outras questões foram abordadas.

Ao final do bate-papo o grupo já deixou combinado um novo encontro para o sábado, dia 26 de agosto. E dessa vez a atividade será de visita à propriedade de um dos feirantes, produtor orgânico. Toda a comunidade pode participar, especialmente aqueles que têm interesse em saber mais sobre alimentos orgânicos, porém é necessária uma inscrição prévia. Ela pode ser feita diretamente com os feirantes, nas terças-feiras e aos sábados, das 7h às 12 horas.