Viviane Scherer Fetzer
[email protected]
Em novembro, lá pela semana do dia 13, Santa Cruz estará respirando o Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart). A semana começa com alguns acampamentos sendo montados no Parque da Oktoberfest e com áreas demarcadas. Com a arrumação dos palcos, das estruturas e do que for preciso para recepcionar bem toda a gauchada que passa por aqui. Antes de chegar a final, que acontece entre os dias 17 e 19 de novembro, os grupos de danças, declamadores, intérpretes solistas, pares de dança de salão, chuleadores, e as outras categorias passam pelas fases regionais e inter-regionais, que é onde carimbam o passaporte para a grande final.

Neste final de semana aconteceu a primeira inter-regional na cidade de Santo Ângelo. As três entidades que representam a 5ª Região Tradicionalista (RT) estão classificadas para a final. Na modalidade danças tradicionais Força A, o CTG Lanceiros de Santa Cruz e o CTG Rincão da Alegria, garantiram suas vagas. Já na modalidade danças tradicionais Força B, o CTG Sinuelo da Liberdade, de Encruzilhada do Sul carimbou o passaporte para a grande final. Na categoria declamação feminina a região estará representada por Muriel Lopes, do PL Delfino Carvalho, de Cachoeira do Sul. E na declamação masculina são três vagas para a região. Lucas Lopes, do PL Delfino Carvalho, Emerson Brocardo, do CTG Sinuelo da Liberdade, e Micael Lopes, também do Delfino.
Na modalidade danças de salão cinco duplas representam a 5ª RT em novembro, Henrique Policena e Francine Silva, do CTG Rodeio da Saudade, de Rio Pardo, Alisson Silveira e Victória Silva, do mesmo CTG. Pelo CTG Estância do Chimarrão, de Cachoeira do Sul, estão classificados Cristian Linhares e Lara Silva. Bruno Porto e Alexia Gehlen e, Bernardo Pinheiro e Eduarda Bitencort, do Rincão da Alegria. Como intérprete solista vocal feminino, Lawrien de Freitas, do CTG Sinuelo da Liberdade, está classificada e Taylor de Oliveira, do CTG Estância do Chimarrão, está classificado na modalidade intérprete solista vocal masculino. Na chula, Lucas Teixeira, do CTG Candeeiro da Amizade, de Vera Cruz, e William Gonçalves, do CTG Lanceiros de Santa Cruz, garantiram as vagas.















