Início Geral Vendaval causou estragos na cidade

Vendaval causou estragos na cidade

LUANA CIECELSKI
[email protected]

Era por volta das 17 horas em Santa Cruz do Sul quando, no último domingo, 1º de outubro, o dia se transformou em noite. Depois de um dia abafado, com temperaturas na casa dos 30 graus, chegava à cidade um temporal que já havia passado pela fronteira oeste do Estado e pela região de Santa Maria, causando estragos. E aqui não foi diferente. 

De acordo com a Defesa Civil, o temporal registrou ventos de 88,2 quilômetros por horas, o que classifica a tempestade como um vendaval forte. Também foi registrada muita precipitação. Até às 23 horas, horário de maior força da chuva, foram 24 milímetros. “Foi muita água para um período de tempo curto”, analisou o comandante da Defesa Civil, tenente José Joaquim Dias Barbosa. 

Felizmente, enchentes não chegaram a acontecer. Porém, a equipe da Defesa Civil registrou 85 chamados de destelhamentos e mais de 30 registros de árvores caídas. Uma parte dos atendimentos foi realizada pelo Corpo de Bombeiros e outra pela Central de Serviços da Prefeitura. 

O CTG Rincão da Alegria teve telhas arrancadas e outras tantas danificadas pela força do vento

Entre os prédios destelhados está o do CTG Rincão da Alegria. O Centro que recentemente sofreu com arrombamentos e furtos ficou sem uma parte do telhado e com diversas telhas e madeiras da estrutura danificados. Diante disso, durante o dia de ontem o CTG pediu novamente, através das redes sociais, o auxílio da comunidade. Contatos podem ser feitos pelo número (51) 99537-4367, com a Patroa Janice Rocha. Uma das maiores preocupações do CTG, entretanto, é com os ensaios da Invernada Artística Adulta que está classificada para a final do Enart, que acontece já no próximo mês. O grupo chegou a solicitar auxílio da Prefeitura, porém, nenhum espaço havia sido liberado até a tarde de ontem. 

Além dessas situações, também foi registrada uma falta de energia generalizada na cidade. De acordo com informações da RGE Sul, durante o vendaval cerca de 60 mil residências ficaram sem energia na cidade e na manhã de ontem, cerca de 3 mil ainda estavam sem luz. A situação, porém, foi sendo normalizada durante o dia. 

Praticamente todos os bairros da cidade foram afetados de uma forma ou de outra, porém, algumas localidades do interior sofreram maiores danos. Um exemplo é o município de Monte Alverne. Segundo o tenente Barbosa, inda na manhã de ontem, toda a localidade estava sem energia elétrica e praticamente sem nenhuma forma de comunicação com as cidades do entorno. Outras localidades bastante afetadas foram Alto Paredão, Rio Pardinho e Capão da Cruz. 

Parque da Oktoberfest

Um dos locais que mais sofreu com vendaval foi a do Parque da Oktoberfest que estava sendo arrumado para a 33ª edição – que inicia nessa quarta-feira, dia 4. Parte das estruturas tombou com a força do vento por que ainda não estavam com a fixação concluída. Os principais estragos puderam ser notados na Arena de Shows e em uma das Praças de Alimentação. 

No Parque da Oktoberfest, uma das estruturas mais afetadas foi a Arena de Shows

Os danos, porém, de acordo com a assessoria de imprensa do evento, foram apenas materiais e nos próximos dias o trabalho será intenso para a reconstrução das estruturas. Dessa forma, toda a montagem e remontagem de espaços deverá estar concluída até o início da festa, na noite de quarta-feira. 

A organização também fez questão de salientar que nada será alterado na programação. “A abertura ocorrerá normalmente a partir das 18h30 e a programação segue igual. A única pequena diferença é que o show de abertura do Grupo Tholl, que aconteceria na Arena de Shows, será realizado no Brahma Haus por garantia. Mas ele acontecerá no mesmo horário”, apontou o presidente da Assemp, Léo Schwingel.