Os tons de rosa estão mais intensos e evidentes nas unidades de saúde de Santa Cruz do Sul. E as atividades também. A campanha Outubro Rosa é realizada em todo o mundo e marca a luta pela prevenção do câncer de mama. A Secretaria Municipal de Saúde preparou uma programação para o mês inteiro, envolvendo profissionais e usuários das Estratégias de Saúde da Família (ESFs) e das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Dentre as ações previstas na rede de atenção básica, estão momentos especiais de orientação, conversas e conscientização sobre os fatores de risco. Os filhos das pacientes também receberão uma atenção especial e as agentes comunitárias de saúde oferecerão atividades recreativas e orientações de higiene corporal.
A UBS do bairro Avenida já preparou uma decoração especial alusiva à campanha. De acordo com a coordenadora da unidade, enfermeira Maria Cristina Reis, uma intensa programação será oferecida. “Vamos oportunizar diversas ações para contemplar as mulheres, tanto para melhorar a autoestima como na saúde preventiva’, afirmou. Nesta quarta-feira, 10, foram passadas instruções sobre como fazer o autoexame das mamas e orientações sobre prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer a grupos específicos, como gestantes, hipertensos e diabéticos. “O câncer de mama diagnosticado precocemente é curável e precisamos alertar as mulheres sobre isso”, declarou Maria Cristina.
Palacinho veste-se de rosa
Durante todo mês de outubro, o Palacinho da Praça da Bandeira, sede do Executivo Municipal, estará iluminado com luz cor de rosa. A ideia é alertar a comunidade santa-cruzense sobre a importância de prevenir o câncer de mama. A Secretaria Municipal de Saúde também preparou uma programação especial, envolvendo profissionais e usuários das Estratégias de Saúde da Família (ESFs) e das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O movimento popular, conhecido como Outubro Rosa, é internacional e teve início na década de 1990.
A Secretaria Municipal de Saúde preparou uma programação para o mês inteiro, envolvendo profissionais e usuários das Estratégias de Saúde da Família (ESFs) e das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Confira a programação em algumas delas.
Sexta-feira, dia 6:
ESF Gaspar Bartholomay
14h às 16h: Oficina da mulher e projeto Gasparzinhos
Segunda-feira, dia 9:
ESF Rio Pardinho
9h: Palestra sobre autoestima;
13h30min: Palestra sobre climatério e menopausa na Academia da Saúde.
ESF Faxinal
13h: Grupo de gestantes com visitadora do PIM e maquiagem.
Terça-feira, dia 10:
UBS Avenida
13h30min: Avaliação capilar e facial, massagem corporal, hidratação facial, maquiagem e sobrancelha com o Curso de Estética e Cosmética da UNISC
Quarta-feira, dia 11:
ESF Faxinal
8h15: Roda de conversa com a comunidade e com o grupo de atividades físicas.
9h30min: Caminhada pela comunidade
13h15: Cuidados com a beleza (cortes de cabelo e maquiagem); massagem.
Quarta-feira, dia 18:
UBS Avenida
14h: Corte de Cabelo, maquiagem e exame preventivo de câncer.
Obs.: Quartas-feiras, manhã e tarde, exame preventivo de câncer, com agendamento.
Segundas-feiras, à tarde: realização de teste rápido, com agendamento.
Quinta-feira, dia 19:
ESF Faxinal
13h às 14h: yoga com gestantes.
Quarta-feira, dia 25
8h: Momento de beleza com maquiagens para o grupo de diabéticos.