Início Geral Assembleia em Rio Pardo aprova moção contra cortes previstos na LOA

Assembleia em Rio Pardo aprova moção contra cortes previstos na LOA

Assembleia ocorreu nesta sexta-feira, 6, em Rio Pardo

A principal decisão tomada na assembleia da Amvarp na manhã desta sexta-feira (6) em Rio Pardo foi a de encaminhar aos deputados gaúchos uma moção contrária às medidas de cortes essenciais que o governo federal está encaminhando para votação da Lei Orçamentária Anual para 2018 e que afetam diretamente os interesses da nossa região.

De acordo com o prefeito Paulo Butzge, de Candelária, e prefeito da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo, houve a consideração de que “por ser nossa região iminentemente agrícola, deveríamos tomar uma posição contrária às medidas do senhor governador e por meio de um documento assinado por todos nós prefeitos, explicitarmos nosso descontentamento”, disse.

A LOA, encaminhada pela União, prevê:

– redução de recursos para o Programa de Aquisição de Alimentos em até 70% menos ao que foi aplicado em 2017;

– redução do programa de Segurança Alimentar, cujos fornecedores são os produtores da agricultura familiar, em 84,42%.

De modo geral a agricultura sofrerá queda orçamentária de 17,88%, mas apenas alguns setores serão rigidamente atingidos. Somente a Secretaria Especial do Desenvolvimento Agrário, terá cortes dos atuais R$ 1,03 bilhão para R$ 790 milhões.

CORTES

A reunião ainda discutiu a questão da implantação de turno único nas prefeituras do Vale do Rio Pardo e, de concreto, teve-se apenas a confirmação de regime parcial nos municípios de Encruzilhada do Sul, Gramado Xavier, Passo do Sobrado, Rio Pardo e Vale Verde. Santa Cruz do Sul, Sinimbu e Vera Cruz vão trabalhar em turno integral. Os demais ainda irão decidir.

EXTRAORDINÁRIA

No próximo dia 17, terça-feira, acontece em Santa Cruz do Sul uma reunião extraordinária para o aumento de verba por parte dos municípios que utilizam as ambulâncias do SAMU e que hoje tem os custos absorvidos pelos municípios sedes que são Rio Pardo, Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires.