
A campanha de prevenção ao câncer de mama tem mobilizado as unidades de saúde de Santa Cruz do Sul durante o mês de outubro. Na Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Bairro Bom Jesus, por exemplo, as atividades também foram intensificadas.
Dentre as ações, na sala de espera da unidade aconteceram momentos especiais de orientação, conversas e conscientização sobre os fatores de risco, instruções sobre como fazer o autoexame das mamas, prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer. Foi oportunizado também corte de cabelo, maquiagem e distribuição de cupcake às usuárias.

De acordo com a coordenadora, enfermeira Gabriele Garcia da Silva, o ponto alto da campanha aconteceu na última quarta-feira, 25. “Oportunizamos diversas ações para contemplar as mulheres, tanto para melhorar a autoestima como na saúde preventiva”, afirmou.
O movimento popular Outubro Rosa é internacional e teve início na década de 1990 para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. Anualmente, várias atividades são realizadas com o objetivo de compartilhar informações sobre a doença, promover a conscientização, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.














