Início Geral Instituto Crescer Legal cria projeto na área de comunicação para egressas

Instituto Crescer Legal cria projeto na área de comunicação para egressas

As mulheres ganham cada vez mais relevância em todos os setores e o meio rural não é exceção. Para que se tornem líderes e gestoras no futuro, é necessário prepará-las desde cedo para os desafios que irão encontrar em suas jornadas. Pensando nisso, o Instituto Crescer Legal criou o projeto Nós por Elas – A voz feminina do campo, realizado em parceria com os cursos de Comunicação da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) que tem o objetivo valorizar e desenvolver jovens egressas, capacitando-as na área de comunicação.

Iniciado em setembro, o projeto conta com 13 jovens participantes de Vera Cruz e Candelária, com idade entre 16 e 19 anos, que se reúnem três vezes por semana na parte da tarde em um espaço cedido pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Vera Cruz, parceiro do projeto, e nas demais tardes realizam pesquisas e entrevistas em suas comunidades. As participantes também recebem bolsa de estudos do Instituto Crescer Legal.

Projeto acontece em parceria com o Curso de Comunicação Social da Unisc

Segundo a coordenadora do Instituto Crescer Legal, Nádia Fengler Solf, a ação já estava prevista na concepção do Instituto. “Quando a entidade tomou forma, em 2015, já estava em nossos planos uma ação que valorizasse as meninas no campo. A iniciativa é uma maneira de incentivar o diálogo e a troca de experiências entre as jovens, bem como tratar a respeito da importância das mulheres na sociedade e sobre a erradicação do trabalho infantil em todas as áreas”, ressalta.

Os programas começaram a ser gravados nesta terça-feira, 07 de novembro, no laboratório de Rádio da Unisc e abordam temas voltados à valorização da mulher e discutir questões inerentes ao meio rural, como o papel da mulher na sociedade, trabalho infantil e sucessão rural, e violência contra a mulher. As oficinas são coordenadas pela educadora social Cristiana Rehbein, do Instituto Crescer Legal, e contam com a orientação do professor Leonel Aires, professor do Curso de Comunicação Social da Unisc.

SAIBA MAIS 

O Instituto Crescer Legal foi fundado em 23 de abril de 2015. Já em 2016, implementou o Programa de Aprendizagem Profissional Rural, oferecendo a jovens rurais o curso de Empreendedorismo em Agricultura Polivalente – Gestão Rural. Atualmente, três turmas foram formadas (Candelária, Venâncio Aires e Vera Cruz) e outras duas estão em andamento (Vale do Sol e Santa Cruz do Sul). O projeto-piloto do Programa de Aprendizagem Profissional Rural é pioneiro e segue os preceitos da Lei da Aprendizagem, oferecendo aos jovens salário proporcional a 20 horas semanais, além de certificação e demais direitos (Lei 10.097/2000 e Dec. 5598/2005). Os jovens são contratados pelas empresas associadas ao Instituto, mas as atividades são todas realizadas na escola parceira, durante o contraturno, em suas propriedades, comunidades e em saídas de estudo.