Início Geral Melhor projeto de administração é de Santa Cruz do Sul

Melhor projeto de administração é de Santa Cruz do Sul

Sara Rohde
[email protected]

O município de Santa Cruz do Sul recebeu no dia 7 de novembro o Prêmio Gestor Público Especial 2017, por se destacar e ser reconhecido com o melhor projeto na área da segurança. A premiação recebida vem através do projeto Centro Integrado de Segurança Pública e Cidadania (CISPC), que integra diversos órgãos da segurança pública e tem como objetivo agilizar, facilitar e centralizar para o mesmo local, o atendimento da comunidade. Até o ano passado, as vítimas precisavam ir a vários órgãos para realizar as ocorrências. Hoje, está tudo direcionado no mesmo local.
O prédio com dois mil metros quadrados, inaugurado no final do ano passado, está localizado no bairro Arroio Grande.  
Os órgãos públicos que integram o CISPC são a Brigada Militar, Guarda Municipal, Delegacia da Mulher e Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente. O Centro Integrado também sedia o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, o Conselho Tutelar, o Centro de Referência especializado de Assistência Social e o Escritório de Defesa dos Direitos da Mulher.
Para o Secretário de Segurança, Defesa Civil e Esporte, Henrique Hermany, que representou o prefeito Telmo Kirst no dia do evento, foi muito bom receber a premiação. “Foi o primeiro ano que o município participou e conseguimos ganhar o prêmio máximo, com o melhor projeto de gestão pública de administração do ano de 2017”. O secretário afirma que se sentiu muito feliz e honrado em representar a prefeitura no dia do evento e por conduzir esse trabalho vinculado à Secretaria de Segurança de Santa Cruz. “O maior desafio era unir e fazer funcionar esses órgãos de diferentes estruturas, tanto do estado como do município. Hoje, posso dizer que o projeto funcionou”, destaca.
Em conversa com o Riovale, comparamos a procura das vítimas pelo atendimento no ano passado com o primeiro semestre esse ano. Os números de casos acolhidos e atendidos melhoraram muito. Em um semestre, a procura pelos órgãos de segurança aumentou o dobro comparado com todo o ano de 2016.
Henrique também comentou que o projeto pode ser replicado em outros municípios, assim como a prefeitura pode aderir a projetos de outras cidades também. 
O Prêmio Gestor Público é realizado desde 2002 e tem a finalidade de reconhecer publicamente, os melhores projetos das administrações públicas municipais. Promovido pela categoria dos auditores-fiscais da Receita Estadual do RS, através do Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Tributária do RS (Sindifisco-RS) e da Associação dos Fiscais de Tributos Estaduais do RS (Afisvec), o evento esteve em sua 16ª edição e seguiu com o tema central “Segurança Pública: prefeitura atuante, comunidade segura”.
Também prestigiaram a solenidade, o diretor de Segurança Pública de Santa Cruz do Sul, Tiago Baggiotto e o coordenador de Segurança, Robson Moura. 
O evento ocorreu no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre.

Henrique Hermany representou o prefeito Telmo Kirst e recebeu em mãos o troféu de melhor projeto de segurança