SARA ROHDE
A ONG Cavalo de Lata ajuda os cavalos da região a não serem maltratados, não sofrerem abandono e muito menos trabalho escravo. O que geralmente acontece com os animais, pois vivem em função de puxar carroça para o ser humano.
Para dar um basta nessa situação, a idealizadora da ONG Cavalo de Latas de Santa Cruz do Sul, Ana Paula Knak, pensou em montar um local com uma sede onde os cavalos que sofrem maus-tratos pudessem ser acolhidos e ajudados.
Mas custear uma sede com um bom pátio para os cavalos não é tão barato assim. Por isso a ONG criou uma vaquinha para juntar dinheiro e assim dar uma boa qualidade de vida aos animais.
Cavalo de lata: A caminhada em favor da sustentabilidade e da causa animal do Projeto Cavalo de Lata começou em 2012. A ideia era usar um carrinho elétrico ao invés de carroças com tração animal. Potencializar a coleta seletiva do município e ainda gerar oportunidades aos catadores de lixo desfavorecidos.
O projeto atraiu muitos simpatizantes da causa animal que buscam se espelhar e estruturar leis de redução de carroças e novas possibilidades de coleta seletiva, assim o Cavalo de Latas começou a percorrer outros municípios do estado e do Brasil como Porto Alegre, Santa Maria, Fortaleza, Curitiba, Belo Horizonte, entre outras.
Desde maio deste ano, a publicitária Ana Paula Knak e seu marido, o engenheiro Jason Duani Vargas, idealizadores da iniciativa, conseguiram transformar o projeto em uma ONG (Organização Não Governamental). “Agora estamos aptos a buscar recursos através de parcerias público-privadas e até mesmo captar recursos do imposto de renda”, explica Ana Paula, que ressalta ainda a maior credibilidade na prestação de contas. Hoje, tramita junto ao poder executivo, uma proposta para que a ONG Cavalo de Lata possa prestar serviços de resgate de animais de grande porte no município.
A ONG conta com parceiros voluntários que realizam ações nos bairros com o resgate de cavalos das carroças e atendimento aos recicladores que ainda usam a tração animal como meio de sobrevivência. Os voluntários negociam oportunidades de trabalho formal buscando emprego junto a empresas, abastecendo as famílias com itens de necessidade como ranchos e material de limpeza, material escolar e roupas, assim auxiliando os catadores a terem uma nova vida. A ideia é conseguir a parceria com mais empresas para que abram as portas e ajudem a garantir um emprego aos catadores. Cada catador ganha em média R$ 500,00 mensais com os reciclados e o trabalho com a carroça. Além de ser pouco, o cavalo sofre maus-tratos.
Quando conseguem ajudar o próximo, os voluntários indenizam o cavalo e recolhem a carroça que acaba sendo inutilizada.
Os cavalos recolhidos vão para quatro chácaras de parceiros voluntários. No local os animais recebem alimentação, casqueamento, vacinas, atendimento veterinário, fazem coleta de sangue para exames e recebem muito carinho.

Saiba como ajudar a ONG Cavalo da Lata: Empresas e pessoas físicas que quiserem colaborar com os cavalos recolhidos podem deixar valores em agropecuárias para comprar ração, feno e medicamentos. Além da doação, tem o bingo mensal que ocorre toda a primeira quarta-feira do mês. Os colaboradores também podem optar por participar da doação mensal de R$ 10,00.
Empresas podem apoiar projetos na área da educação e meio ambiente. Para saber como ajudar a ONG as atualizações são postadas diariamente na página do Facebook.
Sede – um novo lar para os cavalos: A ONG cavalo de Lata busca empresas e pessoas físicas que possam ser parceiras na aquisição da sede. Com o local específico, a concentração do atendimento aos cavalos será em um único lugar, facilitando as visitas e acompanhamento de rotina. O local também será aproveitado para criar hortas e composteiras, haverá cursos relacionados ao meio ambiente, roda de conversas e meditação. “Somos muito simples e abertos nessas questões. Como tratamos de um problema com raiz social, só conseguiremos algum resultado positivo quando a sociedade abraçar a causa e existir a vontade de que aja uma mudança, de fato. Estamos a disposição para ideias”, completa Ana Paula.
A ONG realiza uma vaquinha online, quem puder ajudar é só acessar o link. Lá pode ser encontradas mais informações sobre o Cavalo de Lata: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/um-ceu-para-o-cavalo-de-lata
.jpg)














