Início Geral Santa Cruz agora conta com número de WhatsApp para denúncia de violência...

Santa Cruz agora conta com número de WhatsApp para denúncia de violência doméstica

SARA ROHDE
[email protected]

Agora Santa Cruz do Sul tem mais uma medida protetiva para as mulheres que sofrem violência doméstica. Um número de WhatsApp foi lançado para que a comunicação entre a vítima e a Brigada Militar seja mais rápida. A partir desta sexta-feira, 5, mulheres vítimas de violência podem encaminhar mensagens de texto diretamente para a Patrulha Maria da Penha. O Smarthfone que receberá as denúncias foi entregue pela Secretaria Municipal de Políticas Públicas, na manhã da quarta-feira, para a Brigada Militar que conta com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, Escritório de Defesa da Mulher e a Delegacia da Mulher.
Hoje, em Santa Cruz do Sul, 450 mulheres estão cadastradas neste sistema de proteção. Quem ainda não está cadastrada deve ligar para o 190 em caso de possível agressão. Após a primeira denúncia, a vítima será adicionada a rede da Patrulha da Maria da Penha. 
O serviço de WhatsApp garante uma denúncia rápida e eficaz em caso de violência. A vítima pode acionar o serviço de proteção por mensagem de texto no momento em que precisar de ajuda. Este número será divulgado apenas para as mulheres cadastradas na rede para que seja utilizado em momentos de emergência. 
A presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, Susana Gaab, explica que o serviço já existia no município, porém não havia um aparelho adequado para o procedimento. “Agora, com o atendimento via WhatsApp, o serviço ficou muito bom. As mulheres com medida protetiva podem se sentir mais seguras acionando a patrulha por mensagem. Santa Cruz do Sul conta com um serviço amplo e completo de proteção às mulheres. O município evoluiu e está de parabéns”, completa. 
Para a diretora de Políticas Públicas da Sepop, Rejane Wartchow, nos últimos anos as denúncias de violência não paravam. Este ano não recebemos nenhuma, o que mostra que estamos no caminho certo.
Santa Cruz do Sul já conta com o serviço da Patrulha Maria da Penha há quatro anos. Infelizmente as mulheres vítimas dos feminicídios registrados nos últimos anos no município, não estavam cadastradas no serviço de proteção. 
As chamadas de emergências eram feitas exclusivamente pelo 190, que continua sendo um número de denúncias ou para telefones particulares dos agentes de segurança.  “Agora teremos uma forma de interação mais rápida com essas mulheres, possibilitando um tempo de resposta mais ágil no atendimento”, avaliou o comandante da 1ª e 2ª Companhias da Brigada Militar Rafael Menezes.

Mulheres que sofrem violência podem denunciar a partir desta sexta-feira