Viviane Scherer Fetzer
[email protected]

Desde o início de janeiro os estudantes santa-cruzenses contam com uma mudança nas regras de utilização do transporte coletivo urbano. O Consórcio TCS colocou em vigor o parágrafo 57 da Lei nº 7018 de 2014. O uso do cartão escolar, que oferece 50% de desconto na tarifa, não poderá ser feito nos finais de semana a partir das 13h de sábado, também nos domingos e feriados. Segundo o gerente do consórcio, André Fernandes de Oliveira, o cartão só serve para os dias úteis letivos.
Outra mudança é a de que os estudantes só poderão utilizar o cartão durante o período de aulas. Ao fazer o cartão ou o recadastramento a partir do atestado de matrícula será informado ao sistema os horários em que o estudante tem aula, ficando o uso do cartão restrito a esses horários. “Se ele precisa fazer algum curso extracurricular, em que seja amparado pela entidade educacional ele também vai conseguir comprovar que vai estar ocupado durante aquele período e se participar de projetos no turno inverso ao da escola vai precisar apresentar um documento da escola que comprove também essas atividades, explicou o gerente do consórcio.
Oliveira salientou que com a implantação da biometria facial em todos os ônibus o mau uso do cartão ficou evidente. “Recebemos 14 mil fotos diárias para avaliação, e caso não reconheça o sistema bloqueia o cartão, o primeiro bloqueio por 60 dias e o segundo bloqueio é definitivo o usuário precisa voltar a sede do Consórcio e fazer tudo novamente”, explicou Rodrigues. Os números hoje indicam que são 12.400 estudantes e segundo o gerente, a partir de março esse número pode aumentar ou diminuir de acordo com o recadastramento, “99% das fraudes são cometidas por estudantes e queremos que eles se conscientizem de que isso só onera o sistema”, comentou.
O recadastramento deve ser feito até o início de março com o máximo de antecedência possível. Todo estudante tem que fazer o recadastramento porque no início de março o sistema bloqueia todos os cartões. “Usem o cartão corretamente. O cartão é pessoal e intransferível”, lembra Rodrigues.
Avaliação
“Tivemos bastante evolução durante o ano, temos o aplicativo que informa ao usuário os horários que ele precisa. Tivemos a evolução da biometria, que mostra o uso indevido do cartão, ela está 100% funcionando, é confiável e todos os ônibus têm. O treinamento de funcionários e a frota foram renovadas. Os ônibus que constam no contrato como de direito das empresas estão com qualidade muito boa. Visamos limpeza, manutenção e uma sistemática diferente. Estamos em estudo das linhas também para beneficiar bairros que ainda possuem poucos horários fazendo um remanejo das linhas”.
DÚVIDAS
Entre em contato pelo telefone 3715-2230 ou vá até a TCS Consórcios na Galeria Green Center, lembrando que não fecha ao meio-dia.
Documentos necessários
– Comprovante de residência, documentação pessoal e comprovante de matrícula que indique os turnos em que o jovem estará na escola.
– Se for ter atividade no turno inverso ao da aula dentro da escola, a escola deverá fornecer um comprovante de que o aluno estará lá.














