Início Geral Plano viabilizará mobilidade urbana no município

Plano viabilizará mobilidade urbana no município

SARA ROHDE
[email protected]

Na última quinta-feira, 15, ocorreu na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul, a Audiência Pública realizada pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Transportes e Serviços Urbanos, com a finalidade de discutir as ações referentes ao Plano Diretor de Mobilidade Urbana (PDMU) do município. 
A empresa Pró-cidades de Porto Alegre responsável pela elaboração do plano, a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão, e de Transportes e Serviços Urbanos, juntamente da arquiteta responsável pelo projeto, Ida M. Bianchi, apresentaram um resumo das mudanças que serão implantadas em Santa Cruz do Sul. 
O valor gasto pela Prefeitura de Santa Cruz para a elaboração do plano foi de R$ 200 mil.
Nos últimos anos, o aumento da frota de veículos subiu para 89.560, o que define quase 1,5 veículos por habitante. Esse crescimento congestiona o trânsito do município dificultando a acessibilidade em vias principais e de acesso aos bairros.
A proposta do PDMU apresenta implantações de rotatórias, cruzamentos, sinalizações, acesso a cadeirantes e demais ações de acessibilidade no município. Dentro de vinte anos, de curto, médio e longo prazo, o serviço completo será concluído.
Entre os principais assuntos debatidos na ocasião estavam a implantação de redes preferenciais para transporte coletivo nas ruas Barão do Arroio Grande, Euclides Kliemann, Castelo Branco, Venâncio Aires, Coronel Brito, Vinte de Setembro, Júlio de Castilhos, Marechal Floriano e Pinheiro Machado. Haverá também rede preferencial para a circulação de cargas pesadas.
O plano de mobilidade urbana inclui a rede estrutural para circulação cicloviária entre as vias Castelo Branco, Assis Brasil, Av. Independência e RSC 287, Gaspar Bartholomay, Oscar Jost além das ciclovias lúdicas nos espaços atrativos do município, como Acesso Grasel, Parque da Gruta e contorno do Parque da Oktoberfest.
Haverá também rede preferencial para circulação de pedestres e rampas de acessibilidade para deficientes físicos nas ruas e paradas de ônibus.
Para a arquiteta responsável pelo PDMU, o município precisa se preparar para um cenário de crescimento populacional. “O Plano de Mobilidade Urbana é um marco político que vai mobilizar as vias urbanas. Foram sete meses de trabalho para poder melhor organizar e criar o plano ideal”.  A arquiteta completa dizendo que cada vez mais pessoas vêm para Santa Cruz do Sul e um dos fatores principais é a educação, devido a Unisc. 
No município 80% corresponde a população urbana e 11% a rural. Grande parte da população trabalha no centro e distrito industrial. Em apenas duas horas, mais de 7 mil veículos cruzam a rua Cel. Oscar Jost. E para desafogar o trânsito, serão criadas as vias de fácil acesso aos bairros, centro e distrito. Haverá rede estrutural para a mobilidade motorizada, cicloviária, rede preferencial para a circulação de pedestres e rede preferencial para a circulação viária. 
Entre as mudanças estão as aberturas de vias, alargamentos viários, ajustes geométricos e inserção de rotatória.

Entre as mudanças discutidas em audiência pública estão as aberturas de vias, alargamentos viários, ajustes geométricos e inserções de rotatórias