SARA ROHDE
[email protected]
Os bateristas do sul do Brasil se encontraram nos dias 21 e 22 de fevereiro para troca de experiências, conhecimentos e o melhor, para conhecer pessoalmente artistas renomados da área musical. O 1º Encontro Nacional Bateras do Sul foi realizado no Gazebo Cultural em Canela e reuniu vários bateristas de todo Estado. A iniciativa se deu com a criação do grupo do WhatsApp chamado ‘Bateras do Sul’ onde participam alguns bateristas de renome consagrados do Estado que tocam em bandas. Entre os artistas do grupo estão os bateristas do Tchê Garotos, Tchê Chaleira, Tchê Barbaridade, Os Serranos, Os Monarcas, entre outros.
O grupo começou a crescer e mais bateristas ingressavam na rede, então foi criado o evento para fisicamente reunir os músicos. Além de workshops havia empresas divulgando seus equipamentos de bateria, rolou rodada de negócios, palestras e troca de conhecimento relacionado ao instrumento. O evento foi aberto ao público em geral.
Aqui de Santa Cruz do Sul foram três bateristas do Batera’s School, Diego Maracci proprietário, Ismael Lange e Rodrigo Ipê. Diego conta que a receptividade no evento foi fantástica e quem os recebeu de braços abertos foi o baterista do grupo Os Monarcas, Vanclei Rocha, que ficou conversando com os músicos por um bom tempo. Diego enfatizou a humildade de cada participante.
O objetivo principal da participação no evento dos bateristas do Batera’s foi, além de estar no meio dos grandes bateristas gaúchos, divulgar a história da Batera’s School, a história da Confraria e claro, participar do evento que faz parte da formação do músico. São acontecimentos que trazem conhecimento e criam amizades. O grupo da rede social já agrega muitos bateristas e todos se conhecem através de mensagens, e o evento foi um momento de conhecer cada integrante pessoalmente.
A programação iniciou na terça, 21 de fevereiro, com o credenciamento e a tarde os músicos palestrantes já estavam ensaiando o som. Após, o baterista que acompanha a dupla Thaeme e Thiago, o gaúcho Leko Bertoldo, iniciou seu workshop. O evento seguiu com a palestra do mestre Kiko Freitas, que deu uma verdadeira aula de música e conhecimento. Para Diego Maracci “o Kiko Freitas já está na estratosfera enquanto nós estamos no solo”. A manhã do dia 22 foi livre para passeio na Serra Gaúcha. Já a tarde, após o almoço, iniciou o segundo dia do encontro com um café e troca de informações entre os bateristas.
Durante a programação um acontecimento marcou o encontro. A marca Pierl, que patrocinou o evento, criou um concurso há um tempo atrás em que os músicos deveriam enviar um vídeo tocando algum instrumento. Os cinco melhores de 400 participantes seriam agraciados e divulgados. Para a surpresa dos santa-cruzenses, o baterista Ismael Lange se inscreveu e ficou entre os colocados. Outro momento marcante foi a apresentação do grupo de crianças carentes instrumentistas de Santa Maria formado pelo percussionista, Márcio Cabecinha. O evento seguiu com a palestra do baterista da dupla Bruno e Marrone, Anderson Karan, que além de músico é Master Coach e com essa formação ele falou sobre como tornar a carreira de um artista eficaz. A conversa abordou temas de gerenciamento de carreira entre outros.
O workshop foi finalizado com o baterista do Eduardo Costa, Caio Caliel. O jovem apresentou todo seu conhecimento e enfatizou que atualmente no sertanejo o ritmo base é a vanera tocada de outra forma, moldado para o sertanejo. O baterista que é de São Paulo deixou um recado para os gaúchos que todos os músicos devem enfatizar que a vanera é do Rio Grande do Sul, ela pode ser compartilhada no mundo inteiro, mas suas origens são do sul.
Para Diego, o encontro profissionalmente e musicalmente, foi um dos principais eventos que ele já participou. “Eu pude estar ao lado, conversando, tomando café com grandes bateristas do RS, mais ainda, levando, trazendo, informações e divulgando nossa escola. A oportunidade de assistir esses quatro músicos fenomenais foi sensacional, me desliguei do mundo”, completa. O próximo encontro, ou seja, o 2º já está com data marcada e será realizado nos dias 19 e 20 de fevereiro de 2019.
Confraria: É a reunião de bateristas da região, das cidades de Rio Pardo, Lajeado, Arroio do Meio, Venâncio Aires, Candelária, Vera Cruz, Sobradinho e Santa Cruz do Sul que tem o intuito de se reunir uma vez por mês para conversar sobre bateria. Eles trocam serviços, fazem a compra e venda de instrumentos, trocam informações, celebram mais ainda a amizade em volta do instrumento e fortalecem a classe de bateristas. Dentro da Confraria, com o apoio do Batera’s School, foi realizado no ano passado quatro workshops com convidados especiais. Esses eventos aconteceram graças aos parceiros que apoiam a ideia, como o Riovale Jornal, a Prisma Pró Áudio e as Baquetas C. Ibanez.
Toca bateria? Tem interesse em participar da Confraria? Os bateristas interessados podem entrar em contato com o Diego Maracci, através do seu perfil no Facebook https://www.facebook.com/diego.maracci















