Início Geral Sartori participa da abertura da 18ª Expoagro

Sartori participa da abertura da 18ª Expoagro

LUANA CIECELSKI
[email protected]

Está oficialmente aberta mais uma edição – a 18ª – da Expoagro Afubra. O evento voltado para a Agricultura Familiar iniciou na manhã dessa terça-feira, dia 20 de março, no Parque da Expoagro em Rincão Del Rey, Rio Pardo. A solenidade de abertura contou com a participação do governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, entre outras auotridades, como deputados federais e estaduais e prefeitos de diversos municípios da região. Organizado pela Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), o evento segue até a quinta-feira, dia 22. 

Durante o evento de abertura da Expoagro, uma das falas de maior destaque foi a do presidente da Afubra, Benicio Werner. Ele destacou a importância do tema que norteará a edição – a Conservação do Solo – explicando que, apesar de os associados da Afubra serem fumicultores, a Afubra sempre incentivou a diversificação da produção, tendo como um dos objetivos também a preservação do solo. Ele também apontou apesar de muitas pessoas questionarem sobre as expectativas de negócios alcançados, esse não é o principal objetivo da feira. “O que nós queremos mesmo é levar as informações e as técnicas aos agricultores, aos homens do campo”. 

Abertura da Expoagro aconteceu na manhã dessa terça-feira

Nesse sentido é que toda a programação do evento foi pensada também. Entre os destaques, ainda nessa terça-feira, aconteceu no Parque da Expoagro o workshop “Aplicativos para a Agropecuária” e o lançamento da Plataforma de Comercialização de Alimentos o APL/VRP. Já para essa quarta-feira, dia 21, está previsto para acontecer o Dia do Arroz, o Seminário de Produção Integrada Agropecuária, a reunião da Câmra Setorial da Noz-Pecã e um Intercâmbio de Atividades Rurais entre o RS e o Uruguai. Já na quinta-feira, dia 22, será a vez da Reunião do Comitê Pardo, do Encontro Regional da Juventude Rural, da premiaçãodo concurso de Inovação Tecnológicca da Afubra, além do Fórum de Diversificação de Atividades de Produção Rural. Além disso, durante os três dias de evento, os visitantes podem conferir a feira de produtos da Agroindústria Familiar e a feira de produtos e maquinários voltados para o campo, além de outras atividades. 

Pavilhão das Agroindústrias Familiares é uma das atrações

Ainda relacionado ao tema da feira, o governador Sartori, destacou que ele está totalmente em sintonia com o programa “Conservar para Produzir”, lançado há alguns anos, e que é um tema de extrema importância porque “a conscientização é fundamental para o desenvolvimento”. Ele também aproveitou a oportunidade de sua fala para destacar que é “preciso plantar sementes de mudança” e que foi isso que seu governo buscou fazer desde o início, mesmo que todos fossem contra. “Fizemos o que precisava ser feito e hoje estamos prontos para um novo ciclo de desenvolvimento”, ele disse. “Os gaúchos podem olhar pra frente com confiança e esperança, porque o Rio Grande do Sul está no caminho certo”. 

CENTRO VOCACIONAL

Na manhã dessa terça-feira também foi inaugurado o Centro Vocacional Tecnológico do Vale do Rio Pardo (CVT/VRP), dentro do Parque da Expoagro Afubra. O espaço, que conta com mais de 900 metros quadrados construídos, foi erguido com valores do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – cerca de R$ 2 milhões. Ele será voltado para os agricultores familiares, para promover a inclusão social e produtiva e a diversificação da cultura do tabaco, através de programas que unem pesquisa e prática. 

Centro Vocacional Tecnológico também foi inaugurado hoje

O espaço conta com um auditório para 170 pessoas, quatro salas de aula tradicionais, duas salas para aula prática para manuseio de alimentos, sala de informática, salas administrativas, cozinha, banheiros e centro de convivência. Serão oferecidos no local cursos, palestras e oficinas e os principais beneficiados serão agricultores familiares e técnicos que lidam com a produção de alimentos. Para o segundo trimestre de 2018 já estão previstos 21 cursos, que ainda serão divulgados. 

Placa de inauguração foi descerrada pelas autoridades

Outra novidade é que o APL/VRP irá funcionar com seu corpo técnico e suas atividades no local. Ainda nessa quarta-feira, será realizado no CVT o encontro anual do APLs do Rio Grande do Sul.