Sara Rohde
[email protected]
A tradição para os cristãos é comer carne branca na Sexta-feira Santa, ou seja, degustar somente peixes. Também conhecida como Sexta-feira da Paixão, a data relembra o dia da crucificação e da morte de Jesus, momento de consternação e tristeza, e por isso a preferência em não optar por carnes vermelhas.
Em Santa Cruz do Sul a Feira do Peixe rendeu um bom resultado aos produtores. Desde a quarta-feira até o início da tarde de ontem, aproximadamente 13 mil Kg de peixes foram vendidos, entre eles a Carpa, Carpa Capim, Carpa Húngara, Carpa Prateada, Carpa Cabeça Grande, Tilápia, além dos filés de Traíra, filé de Tilápia, filé de Carpa Capim e alguns cortes especiais. Já os peixes que mais tiveram saída foram o Carpa Capim e o filé de Tilápia. Os peixes são criados em açudes da região de Santa Cruz do Sul.
Conforme o secretário da Associação Santa-cruzense de Produtores de Peixes (ASPP), Edson Schuck, cerca de 20 produtores comercializaram a carne branca nestes dois dias de feira. Muitos não vieram devido ao pouco número de peixes nos açudes, e mesmo assim, foram vendidos praticamente todos até o fechamento da edição. O secretário ainda informa que mais uma edição da feira será realizada este ano, provavelmente na semana do município em setembro.
Segundo o presidente da ASPP Gilberto Mueller a procura pelos peixes foi mais que o esperado este ano deixando todos os produtores satisfeitos.














