Início Geral Associação se apresenta à comunidade

Associação se apresenta à comunidade

LUANA CIECELSKI
[email protected]

A cultura e em especial a literatura de Santa Cruz do Sul ficou duplamente mais rica na manhã do último sábado, dia 14 de abril. Foi oficialmente apresentada à comunidade a Associação Santa-Cruzense de Escritores (ASCE) e também foi lançado o livro de poesias “Um Quarto de Lua” do autor Edison Botelho. Ambos os eventos aconteceram em um Café Brandelero lotado por pessoas interessadas pela literatura local. 

Botelho: 'A evolução humana não tem atalho. Ela necessariamente passa pela cultura'

Antes de distribuir dedicatórias aos que foram prestigiar o lançamento de seu mais novo livro, Botelho, que também é o presidente da associação falou dos objetivos do grupo, que vinha sendo pensado há mais de seis meses, e que começou a tomar forma em dezembro de 2017. Além de organizar e participar de eventos e auxiliar e facilitar o trabalho dos escritores locais, o grupo também tem um mente um trabalho nobre. 

“A evolução humana não tem atalho. Ela necessariamente passa pela cultura”, destacou. “E a literatura trabalha muito bem nesse sentido, porque nela são desenvolvidas as características humanas. Os defeitos e as qualidades. E é possível aprender com ela”, completou Botelho. 

UM QUARTO DE LUA

Também lançado no sábado o livro “Um Quarto de Lua” é o quarto volume de poesia do autor que anteriormente publicou o “A vida na ponta do dedo” (2016); “em canto” (2016) e “Sintoma e terapia” (2017). Além desses, Botelho também já lançou o “Tem que ser nuvem” (2017) com poemas selecionados pela amiga e também poetisa Cláudia Vogt, e o “Barbel” (2017), um romance. 

No caso de “Um Quarto de Lua”, Botelho passou o ano de 2017 escrevendo e selecionando os poemas. “Às vezes visito algum poema mais antigo que resolve mexer comigo e me convencer de ser selecionado”. Dessa forma foi que ele reuniu 72 poemas seus para compor o volume. Mas ele também define esse volume como uma criação feita a várias mãos. 

Botelho lançou o livro 'Um Quarto de Lua'

Isso porque além dos seus poemas, há também dois poemas feitos em conjunto com a poetisa moçambicana, Lizete Sitoe, e dois pequenos trechos de minhas filhas. O autor também contou com a ajuda da escritora Marli Silveira, que fez o prefácio e com o artista plástico e ator Joe Nunes, que fez um quadro lindo que acabou se transformando na capa do livro. Além deles, a poetisa Lígia Hertzer fez a revisão, a amiga Luiza de Oliveira Almeida fez a capa a partir da obra do Joe, e a biblioteconomista Jorcenita Vieira ajudou com a ficha catalográfica.

E assim o livro ficou pronto com suas 89 páginas de “muito amor, muito carinho e muito sonho”, como define o autor poeta. A publicação esta sendo feita através da editora “Palavra Malagueta” criada pelo próprio autor recentemente visando ser mais profissional na composição do livro.  Aqueles que quiserem adquiri-lo, poderão fazê-lo na Livraria e Cafeteria Iluminura e na livraria Campus (na Unisc).

A DIRETORIA

– Presidente: Edison Botelho Silva Junior;
– Vice-Presidente: Cláudia Marlize Vogt;
– Diretora Administrativa: Cláudia Marlize Vogt;
– Diretora de Ação Social: Marli Teresinha Silva da Silveira;
– Diretor de Ação Cultural: Mauro de Souza Ulrich;
– Diretora de Comunicação: Angelita Borges;
– Diretora de Defesa, Promoção e Valorização do Escritor: Valéria Neves Kroff Mayer;
– Diretor de Projetos de Financiamento e Patrocínio: Demétrio de Azeredo Soster.