Início Geral Parque da Gruta vira sala de aula em instrução sobre contenção de...

Parque da Gruta vira sala de aula em instrução sobre contenção de primatas

Parece até que os danadinhos adivinharam. A captura de um macaco no Parque da Gruta, ação que seria realizada como parte de um treinamento feito pelo Ibama, em conjunto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Semass), acabou frustrada. Com gaiolas, dardos, pistola, anestésico, redes de captura e todo um arsenal de equipamentos, o analista ambiental do Ibama no Rio Grande do Sul, Paulo Carniel, deu uma aula ao ar livre sobre manejo de fauna.
Biólogos, veterinários, guardas municipais, bombeiros, motoristas e outros profissionais aprenderam sobre o uso de equipamentos, procedimentos de captura e soltura, técnicas de segurança e comportamento de animais silvestres. A bióloga do Município, Daniela Silveira, uma das organizadoras do treinamento, avaliou a oportunidade como extremamente válida. “Esse treinamento é uma forma de aproximação de todos os entes que são envolvidos no resgate de animais, A ideia é estarmos mais preparados e mais seguros para quando houver uma situação real”, disse.
Um dos propósitos do treinamento, segundo o próprio instrutor, é que os profissionais multipliquem seus conhecimentos e atuem, inclusive, na conscientização da comunidade. Um comportamento equivocado dos seres humanos com relação aos animais silvestres – o que ocorre toda vez que a pessoa deixa de ser um observador e passa a interferir no comportamento das demais espécies – pode ter consequências desastrosas para ambos os lados. “Se o animal se sente ameaçado ele vai agredir”, afirmou.  ​